Dúvidas e respostas

Tenho uma dúvida!

Primeiro procure se não há resposta para a sua dúvida na lista à esquerda. Se sua dúvida não foi esclarecida, mande-a para a gente.

Sobre a arena e a operação

1- Como será a arena oficial?
A arena oficial será exatamente igual à arena apresentada no manual, quanto às suas dimensões. Ou seja, as medidas das rampas, pés, posicionamento das cavilhas (pinos de madeira que servirão de obstáculos) e o aquário (que representa o lago assoreado) são as mesmas da arena do manual. A diferença entre elas é que na arena caseira você poderá substituir o aquário por uma bacia de grande.

2- Qual o peso máximo dos equipamentos das equipes?
Como descrito no manual cada equipe poderá utilizar um equipamento de até10 quilos, sendo que, se sua equipe optar por utilizar bateria, o peso máximo da bateria será de 5 quilos, sobrando apenas 5 quilos para o equipamento.

3. Qual será o material que vai representar a poluição na arena?
A poluição será representada por isopor granulado, que por ser um material bem leve se concentra pela superfície da água no aquário.

4. Qual será o material que vai representar o assoreamento na arena?
O assoreamento será representado por areia, que por ser um material pesado se concentra no fundo do aquário.

5- Haverá diferenças de pontos entre retirar o isopor (que representa a poluição) e a areia (que representa o assoreamento)?
Sim, mas isso não será determinante no processo de avaliação. Os avaliadores estarão atentos na forma como ocorrerá a retirada desses materiais.

6- É necessário retirar o isopor (que representa a poluição) e a areia (que representa o assoreamento)?
Não. É livre a escolha do que será retirado.

7- Os obstáculos (as cavilhas ou pinos de madeira) podem ser retirados ou removidos do lugar?
Não. São obstáculos que estarão pregados nas arenas.

8- O que é a montagem do equipamento? Precisamos trazê-lo desmontado e montá-lo na hora?
A montagem não é a construção da estrutura básica do equipamento. Ou seja, vocês não vão trazê-lo desmontado para montar suas peças aqui. Montagem é o tempo necessário para preparar o equipamento para que ele possa e operar e ajustar a posição, a maneira como os componentes devem ficar para operá-lo, tudo o que for preciso deixar preparado para o equipamento funcionar (tipo pilhas e baterias e o que mais for necessário), etc.

9- Podemos mudar ou colocar alguns apetrechos no meio da prova na ponta do nosso equipamento?
Tudo que for necessário para resolver o desafio deve ser preparado no tempo de montagem (3 minutos) e deve estar colocado na área de partida para início da operação.

10- Será permitido aos 3 membros da área de operação manipularem o equipamento?
Sim.

11- Podem ser construídos 3 equipamentos para cada um dos 3 membros da equipe manipularem durante a operação, cada um retirando os materiais de diferentes lugares?
Sim, desde que eles façam isso nos 3 minutos de operação e dentro da área de operação e que tudo caiba na área de partida.

Sobre o Grande Desafio

1- Minha equipe precisa ter um capitão?
Sim! O capitão será a pessoa responsável pela comunicação da equipe com o Museu. Por isso, é muito importante preencher o email do capitão corretamente, pois toda comunicação é feita pelo site e pelo email!

2- O dia de testes funciona de manhã e à tarde?
As equipes podem aproveitar o dia de testes de manhã e à tarde. Mas as equipes devem chegar antes das 13 horas. A partir desse horário não será permitida a entrada no Museu nem no Instituto Sangari para a realização de testes.

3- Quando será o Grande Dia?
O Grande Dia será realizado em 16 de junho! Para mais informações, acesse o calendário.

4- Em que local será realizado o Grande Dia?
O Grande Dia será realizado no GINÁSIO MULTIDISCIPLINAR da UNICAMP, como nos anos anteriores.

Sobre as Inscrições

1- Eu preciso ter um e-mail para fazer minha inscrição?
Precisa, sim! Quando você fizer sua inscrição você receberá um email. Sua inscrição só será confirmada depois que você receber o email de nossa equipe!

2- Eu receberei o boleto no ato da inscrição?
O boleto fica disponível na página do 6º Grande Desafio para a impressão. Para ter acesso ao boleto é necessário estar logado na página. Após a data de vencimento será necessário emitir um outro boleto.

3- Eu não recebi meu email de confirmação de inscrição. E agora?
Não se desespere. Muitas vezes o email de confirmação de inscrição vai parar na caixa de spam ou na lixeira! Então, procure nessas pastas da sua conta de email e veja se não está lá. Ajuste o filtro de mensagens para evitar que os emails do Grande Desafio caiam nessa categoria.

4- Procurei na pasta de spam e na lixeira e não encontrei o email de confirmação de inscrição. O que devo fazer?
Entre na aba “Inscrição” e peça o reenvio.

5- Pedi o reenvio do email, esperei no mínimo uma hora e ainda não recebi o email de confirmação de inscrição. O que faço agora?
Pode ser que algo tenha dado errado com a inscrição de sua equipe, como preenchimento errado do email, ou mesmo, alguma falha do sistema. Neste caso, é melhor você fazer uma nova inscrição, isso não acarretará nenhum problema. Caso tenha dúvidas, envie uma mensagem à equipe do Grande Desafio na janela ao lado.

6- Pessoas de escolas diferentes podem participar da mesma equipe?
Podem, sim! Não há restrição quanto a isso! Mas fique atento com a série! Se houver pessoas de séries diferentes, a série da inscrição deve ser a mais alta.

7- Na minha equipe temos integrantes de instituição pública e de instituição particular, qual será o valor cobrado na inscrição?
O valor cobrado será o de instituição particular.

8- Qual o valor das inscrições?
De 12 de Março a 20 de Maio
Instituição Pública: R$ 15,00