A exposição é uma viagem a um mundo de luzes e cores. Estes dois fenômenos e a relação entre eles é apresentada de maneira lúdica e divertida em dois ambientes, COR e LUZ.

Cor da Luz - O Código das Cores

O Museu Exploratório de Ciências

está aberto para visitação de terça à

sexta-feira, das 9h às 17h, e um final

de semana por mês, das 10h às 18h.

Venha Conferir!

A exposição é uma viagem a um mundo de luzes e cores. Estes dois fenômenos e a relação entre eles é apresentada de maneira lúdica e divertida em dois ambientes, COR e LUZ.

No espaço da LUZ mostramos que existem muitas luzes que não vemos. Estes diferentes tipos de luz e suas aplicações, como os raios gama, raios-x, micro-ondas e as ondas de rádio são apresentadas, acompanhadas de montagens interativas divertidas.

A grande questão de o que é cor é explicada no espaço da COR com painéis, montagens, jogos e um vídeo divertido. A ideia de que nossa percepção das cores depende não apenas da luz que nossos olhos recebem, mas também de como nosso sistema de visão funciona, é explicada e demonstrada com ilusões de óptica surpreendentes.

Entre os vários testes, jogos e montagens da exposição, o visitante poderá observar a luz infravermelha que seu corpo emite, ver como são geradas as cores de um monitor e de uma impressora, testar as habilidades em distinguir cores, ver como surge um arco-íris e as cores do céu, tentar desviar de feixes de lasers num corredor escuro, brincar com sombras coloridas e entrar num mundo onde as cores aparecem e desaparecem como mágica.


Sobre a Exposição

A Exposição “a COR da LUZ: o código das cores” foi desenvolvida em referência ao ano internacional da Luz sob a Curadoria da Profa. Dra. Maria José Santos Pompeu Brasil (IFGW) em parceria dos três Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) coordenados pela Unicamp e apoiados pela FAPESP, são eles: o Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas (Cepid-OCRC), o Centro de Engenharia e Ciências da Computação (Cepid-eScience) e o CEPID Brainn, Instituto brasileiro de neurociências e neurotecnologia, todos com apoio da FAPESP.


Voltar