Hack | Make | Explore

Você está trabalhando para fazer diferença na sua escola, instituição ou vizinhança, engajando crianças e jovens em atividades e projetos que estimulem a criatividade e autonomia?Muitas pessoas pensam como você, têm uma variedade de perspectivas e vivências, e têm muita vontade de compartilhar suas experiências. Hack|Make|Explore é pensado para ser o nosso ponto de encontro.

O que debateremos nesse encontro?

Numa era na qual o acesso a um imenso fluxo de informações é facilitado por novas tecnologias e novos modos de interação social, como promover a construção do conhecimento autônomo e crítico?

Tem sido crescente o relato de projetos com crianças e jovens ao redor do mundo que promovem uma postura crítica, ativa e criativa na condução de projetos, que envolvem construção de artefatos e exploração de fenômenos do mundo. Por trás de culturas e movimentos como o Hacker e o Maker está um princípio poderoso de que a criança e o jovem podem se apropriar de artefatos físicos e digitais, investigá-los e dar-lhes novos propósitos, ou fabricar seus próprios artefatos.

Promoveremos um debate que vai além das ferramentas tecnológicas e sua aplicação. Estamos interessados em questões que envolvem esta confluência entre a educação e tendências atuais e inovadoras (a exemplo da Hacker e Maker), tais como:

  • Como possibilitar que as novas gerações desenvolvam habilidades duradouras, preparando-as para profissões que ainda nem existem?
  • Os princípios da metodologia científica podem ser aplicados na construção do conhecimento por jovens?
  • É possível (ou desejável) agregar os princípios da cultura Hacker e do movimento Maker aos currículos escolares?

Para dialogar sobre estas e outras questões, o evento Hack|Make|Explore convida os mais diversos agentes da sociedade para um amplo diálogo entre novas práticas e novas gerações, visando a proposta de uma agenda de inovação na construção do conhecimento.

Se você é um iniciante, estará interessado em conhecer o assunto, seu potencial e como as pessoas estão atuando neste contexto. Se você já está envolvido neste contexto, terá oportunidade de compartilhar a sua experiência, bem como se atualizar e debater com seus pares.

Saiba mais detalhes e acompanhe as novidades do evento em: https://www.facebook.com/events/313720919442842/

O nosso evento

O evento está organizado em três dimensões, formuladas para proporcionar uma síntese de experiências aos seus participantes: dimensão internacional (com a palestrante Saba Ghole – Cofundadora e Diretora de Criação do NuVu – The Innovation School); dimensão regional (com iniciativas inovadoras do nosso estado); dimensão local (aqueles projetos que estão próximos à você).

Por que o Museu está promovendo este evento?

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp tem investido nos últimos anos na promoção de projetos e oficinas de ciências que estimulem, em conjunto com a literacia científica, o pensamento autônomo, crítico e criativo de crianças e jovens. Também tem buscado explorar o potencial das mais novas tecnologias e movimentos nessa direção.
O Museu entende que é parte da sua missão promover iniciativas, debates e colaborações nessa direção. Por essa razão, está promovendo este encontro.

Sobre as dimensões do evento

Dimensão Internacional

Nossa palestra de abertura traz Saba Ghole – Cofundadora e Diretora de Criação do NuVu – The Innovation School.
“NuVu é um lugar onde jovens estudantes desenvolvem seu espírito de inovação. Eles usam a curiosidade e a criatividade para explorar novas ideias, projetar soluções e fazer com que seus conceitos ganhem vida.”
Vale a pena conhecê-los mais a fundo no site: https://cambridge.nuvustudio.com/

Dimensão Regional

Há várias iniciativas criativas e inovativas no nosso estado, bem como organizações, órgãos e programas públicos voltados à promoção de projeto com as premissas que compartilhamos neste encontro. Nós os convidamos para debaterem suas ideias em um painel no início da tarde.

Dimensão Local

A tarde será dedicada para conhecer nossos vizinhos. Deve haver projetos próximos que você não conhecia. Há possibilidades de parcerias e debates construtivos em nossa mostra na segunda parte da tarde.

Saiba mais sobre os nossos palestrantes.

Clique aqui!