— NOTÍCIAS

4º Congresso de Extensão e Cultura estimulou reflexões sobre temas centrais da vida universitária

Veja alguns dos melhores momentos do Congresso e as entrevistas com os palestrantes



Texto: Fernando José Barbosa e Gabriela Villen l Vídeo: Luis Tadeu e Dário Mendes

A forma de pensar a extensão e a cultura universitárias esteve em debate nos três dias do 4º Congresso de Extensão e Cultura da Unicamp. Reflexões sobre a universidade que queremos e os alunos que desejamos formar foram feitas por personalidades como Boaventura de Souza Santos, ​​Olgamir Amancia Ferreira e Thainara Faria. O evento, organizado pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proec),  reuniu mais de 700 participantes, de oito estados, com a apresentação de 189 trabalhos. A parte da programação conjunta com o VI Encontro Nacional do Forcult (Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras) garantiu ainda a diversidade de performances e manifestações artísticas. O Congresso aconteceu de 21 a 23 de novembro, no Centro de Convenções e Ginásio Multidisciplinar, com encerramento na Casa do Lago.

“Esse processo é fundamental, porque aproxima ainda mais a comunidade da universidade, aumentando a democratização da nossa universidade”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho.

Para o presidente da comissão organizadora do Congresso, Luís Geraldo P. Meloni, o evento foi um sucesso em todos os sentidos. “Foi um evento muito lindo, em que temas de grande interesse da comunidade foram abordados, sobre o que é a Extensão, além dos muros da universidade em um movimento de fora para dentro”, avaliou. Para ele, grande parte da riqueza do evento veio dos estudantes e de seus trabalhos. “Foi maravilhoso ver os olhos de alunos e alunas brilharem junto às diversas apresentações, falas acaloradas, exposições, oficinas e as performances culturais dos coletivos. Foi um evento de forte impacto junto ao público na forma de pensar a Extensão e na construção do bem-estar coletivo”.

As mesas de debate foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis na página da Proec no Youtube. Todas contam com audiodescrição de cada palestrante e intérprete de Libras. 

 

Confira a reportagem completa:

 

Leia mais

Congresso reunirá ações de extensão e cultura de todo o Brasil

Especialistas pedem mais interação da Academia com a sociedade

Curricularização da extensão: processo tardio e urgente

Avanços e desafios da democracia marcam debates no 4º Congresso de Extensão e Cultura da Unicamp

Pós pandemia traz novos desafios ao empreendedorismo e ao enfrentamento da precarização do trabalho

Debate sobre Ações Afirmativas encerra o 4º Congresso de Extensão e Cultura da Unicamp