“Alô, comunidade!” coloca a extensão universitária em rede nacional

O programa estreia este domingo (4), às 16h30, no Canal Futura

Texto:  Laurie de Oliveira Pereira e Gabriela Villen  |  Fotos  Amanda Nunes, Antonio Scarpinetti e divulgação

Estreia, neste domingo (4), às 16h30, o programa “Alô, comunidade!”, uma parceria entre as Universidades e o Canal Futura. O programa tem como objetivo ampliar a visibilidade dos projetos de extensão desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras e da riqueza produzida na relação universidade-sociedade. A Unicamp participa com reportagens produzidas em conjunto pela TV Unicamp, da Secretaria de Comunicação da Unicamp (SEC) e pela Comunicação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

A primeira participação da Unicamp no “Alô, comunidade!” será no dia 2 de julho, com reportagem sobre o programa, recentemente incorporado à Proec, Colmeias de Cursinhos Pré-Vestibulares e Pré-Vestibulinhos. O Colméias, que teve início em 2010, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira, oferece formação preparatória para estudantes das escolas públicas. Desde seu surgimento, mais de 5 mil alunos passaram pelo projeto, registrando mais de 800 aprovações. Hoje, o Colméias reúne cursinhos pré-vestibulares e pré-vestibulinhos de Campinas e Limeira, além de turmas especiais on-line, dirigidas a comunidades quilombolas e indígenas e aos adolescentes da Fundação Casa.

Além da Unicamp, o episódio trará reportagens produzidas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pelo  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O  “Alô, comunidade!” será transmitido semanalmente em rede nacional pelo Canal Futura, aos domingos às 16h30, com reprise nos horários alternativos: segunda-feira, às 10h; sábado, às 16h; quarta-feira, às 19h30, e sexta-feira, às 22h. Os episódios ficarão também disponíveis na plataforma de streaming Globoplay.

Confira a chamada para o episódio de estréia, que trará reportagens da UERJ, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES):

Encontro Comunicação em Rede

Buscando fortalecer a parceria com o Canal Futura e as equipes de comunicação das Instituições de Ensino Superior brasileiras, a Unicamp participou, no início de maio, do Encontro Comunicação em Rede, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Promovido pelo Canal Futura e pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o evento debateu o papel da comunicação na promoção da educação e dos direitos humanos.

Encontro Comunicação em Rede, realizado no início da Maio na Universidade Federal Fluminense (UFF)

Segundo Gabriela Villen, que representou a Comunicação da Proec Unicamp, o encontro atendeu uma demanda latente dos comunicadores das universidades. “Temos necessidade desse tipo de encontro, onde a gente possa trocar êxitos e angústias, tecer parcerias e potencializar o alcance do nosso trabalho”, pontuou. “Saí do evento com a sensação de que muitas sementes foram plantadas ali, com potencial muito grande para dar frutos”, completou.

A jornalista Patrícia Lauretti representou a Secretaria Executiva de Comunicação no evento. Ela afirma que a Unicamp está dando um passo importante, com parcerias como a do Futura.  "Já tivemos experiências de enviar conteúdos para o canal e foi muito positivo. Esperamos agora ampliar esse trabalho".

Patrícia Lauretti e Gabriela Villen representando a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) e a Comunicação da Proec Unicamp, respectivamente.

Confira o também o site da futura para acompanhar mais informações.