América Latina debate extensão e cultura universitárias na Unicamp

O VI Congresso de Extensão da AUGM acontecerá entre os dias 27 e 30 junho

Texto: Maria Luiza Robles Arias e Gabriela Villen  | Fotos: José Irani  l Edição de imagem: Eli J. Machado

Atenção: o prazo para submissões de trabalhos para o VI Congresso de Extensão da AUGM foi prorrogado até 26/05. Inscreva-se no site

A extensão, entendida como compromisso social da universidade, tem sua história enraizada na América Latina. As inquietações estudantis, que levaram à Reforma de Córdoba, em 1918, pautaram mudanças estruturais nas instituições do continente, exigindo universidades mais democráticas e conectadas com a sociedade. A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) se constitui, em 1991, como uma rede de instituições públicas, autônomas e autogovernadas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, para pensar e enfrentar alguns destes desafios. Sob o tema “ Democratização e Extensão Universitária”, a Unicamp sediará, entre 27 e 30 de junho, o VI Congresso de Extensão da AUGM, com co-organização da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site. A submissão de trabalhos e propostas de oficinas deverá ser feita a partir de 13 de abril.

“O Congresso da AUGM junta países da América do Sul que tem tradição em fazer extensão universitária. São pessoas que têm experiência longa em fazer extensão na universidade. Esse tipo de experiência pra gente é uma coisa extremamente positiva, ver como foi feito e como eles fazem”, afirma o pró-reitor  de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho. Ele destacou ainda o impacto que essas trocas podem para o processo de curricularização da extensão na Unicamp. “Nos outros países não existe curricularização da extensão dessa forma, porque ela já está inserida há muito tempo nas atividades acadêmicas. Os alunos, durante a graduação, têm enorme interação com a comunidade. Historicamente, os grandes movimentos de extensão estão juntos com os grandes movimentos de estudantes. O primeiro registro histórico de atividades extensionistas aconteceram na América Latina”, salienta Coelho.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, podemos aprender muito com a experiência em extensão dos parceiros da América Latina.

Para José Luiz da Costa, assessor da Proec e presidente da comissão organizadora local do Congresso, o evento será uma excelente oportunidade para compartilhamento de experiências em diversos formatos. “A gente quer ouvir a experiência, os relatos de extensão que os alunos ou professores têm para nos contar. A extensão é isso, ela não tem um formato certo, longe disso. Você consegue ter várias vertentes em que você pode trabalhar”, afirma Costa. Para atender a essa diversidade, além de posteres, os trabalhos poderão ser propostos em formato de oficina e performance.

José Luiz da Costa, assessor da Proec e presidente da comissão organizadora local do Congresso, convoca os extensionistas da Unicamp a submeterem seus trabalhos em diversos formatos.

.

A programação do Congresso, que acontece pela segunda vez na Unicamp, contará com cinco eixos temáticos: Institucionalização da Extensão Universitária; Produção Artística e Cultural; Desenvolvimento Sustentável, Estado e Sociedade; Formação de Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão; Comunicação e Redes.

O Pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Flavi Ferreira Lisboa Filho, responsável pela organização do último Congresso da AUGM, celebrou a volta do evento a forma presencial. “A convivência entre as pessoas é algo tão caro quanto a extensão. Nós podemos voltar a conviver presencialmente, isso potencializa muito as trocas e os compartilhamentos, as partilhas que nós podemos fazer, especialmente aí no âmbito da AUGM, que reúne países tão diferentes”, comentou. Segundo ele, a 5ª edição do congresso, que teve que ser completamente online, reuniu 1.318 pessoas e 434 trabalhos submetidos.

O pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Flavi Ferreira Lisboa Filho, responsável pela organização do último Congresso da AUGM, tem grandes expectativas para o retorno do evento a forma presencial.