Audiência pública discute financiamento da Extensão Universitária na Comissão de Educação da Câmara

Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, sugere definição de orçamento e planejamento federal

Texto: Fernando Barbosa e Gabriela Villen  | Imagens: Divulgação

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp (Proec), Fernando Coelho, participou nesta quinta-feira (25), da audiência pública da Comissão de Educação da Câmara Federal, que discutiu o "Financiamento da Extensão Universitária". Presidida pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), a audiência reuniu reitores e pró-reitores das principais universidades públicas do país. O debate ressaltou a importância da extensão universitária realizada pelas universidades, bem como a necessidade de fomento específico, que garanta a continuidade dos programas e ações voltadas à comunidade.

“Temos demandas bem claras e há um consenso de que precisamos de financiamento. Minha pergunta é: qual é o nível de planejamento que já existe para que a gente tenha, no próximo orçamento da União, recursos devidamente estabelecidos para que a gente possa assim financiar, ou retomar, programas de extensão que envolvam um financiamento substantivo?”, questionou Coelho. O pró-reitor da Unicamp ressaltou, ainda, a necessidade de agregar à extensão, Políticas de Permanência Estudantil.

“A extensão vai precisar de uma política acoplada a ela que garanta a permanência dos estudantes”, considerou pró-reitor.

Para a deputada Lídice da Mata, é fundamental estabelecer um cronograma e manter a articulação das instituições presentes, para que os apontamentos sejam levados à Comissão da Câmara responsável pela elaboração das emendas. “Vamos pedir uma audiência com o MEC, para levarmos os documentos e solicitações. Nosso entendimento é de que precisamos ampliar os orçamentos das Universidades, para que essas tenham condições de repassá-los para as extensões”, afirmou. Da Mata ressaltou, contudo, a necessidade de busca de financiamento também nas  instâncias regionais.

Deputada Lídice da Mata durante a audiência.

Alexandre da Fonseca, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, que representava o Ministério da Educação (MEC), apresentou dados e propostas, ponderando que a equipe ainda passa por momento de reconhecimento e avaliação das demandas. Ele afirmou que vem acompanhando o debate sobre a Extensão Universitária e sua curricularização. “Toda ação da Sesu [Secretaria de Educação Superior] terá como norte a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão", pontuou. "Vamos trabalhar para que novas ações aconteçam a partir desse diálogo com as instituições de educação. Esse movimento organizado precisa ser ouvido”, afirmou o diretor.

Entre os pró-reitores presentes, Guilherme Bertissolo, da Universidade Federal da Bahia, ressaltou o papel das ações de Extensão nas Universidades públicas. "Acho importante ressaltar o papel central da extensão no cumprimento da missão e na própria constituição da natureza pública dessas instituições. É a extensão que as qualifica como mecanismos concretos de transformação social e também com o compromisso do imaginário de um outro mundo possível", destacou.

O debate contou ainda com a presença do presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), Hélder Eterno da Silveira; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca; e o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Francisco D. Lima Júnior.

Confira o registro da audiência: