Contrato de doação do acervo "Ana Maria Primavesi", é assinado na Biblioteca de Obras Raras - BORA

Cerimônia contou com a presença de familiares e representantes da Universidade

Na útima sexta-feira (1), do professor Fernando Coelho, Pró-reitor de Extensão e Cultura, representou o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, durante cêrimônia de assinatura da coleção e abertura da Exposição de Ana Maria Primavesi, pioneira na agricultura orgânica no mundo, na Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho - BORA-Unicamp.

Pró-reitor de Extensão e Cultura Prof. Fernando Coelho

Cerca de 100 convidados estivaram  presentes, um fim de prestígio conhecido do acervo de Ana Maria Prima. Durante seu discurso o professor Fernando Coelho agradece a presença de todos, "Gostaria de dizer que esse momento é um momento de Júbilo, porque estamos retomando as atividades presenciais, apesar de que a Unicamp nunca esteve parada e por podermos ver o rosto de acada um, num momento como esse o de estarmos inaugurando uma exposição da coleção de uma pessoa que está num mundo completamente diferente, disse.

Ainda na sua fala, Coelho diz ter percebido em Primavesi, uma pessoa afirmativa, "Ela se antecipou ao que ODS da ONU fala o meio ambiente e o impacto da vida no planeta",

Por fim, o pró-reitor agradece a família da Primavesi, pela consideração de entregar esse acervo aos cuidados da Unicamp, e por se tratar de um espaço público e democratizado. Na sequência foi assinado o contrato de doação do acervo, pelo pró-reitor de Extensão, professor Fernando Coelho, pela Senhora Carin Primavesi, representando a família e como representantes, o Diretor Adjunto do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), Oscar Eliel, bem como a Bibliotecária Danielle Ferreira.

Marcaram presença na cerimônia, o Diretor da Faculdade de Engenharia Agarícola (Feagri), o professor Angel Potin Garcia, o Diretor do Instituto de Artes (IA), o professor Adriano Roqui, o Coordenador de Extensão da Feagri, o professor Daniel Albiero, a Diretora Associada do IA, professora Mariana Baruco e o Coordenador do Gabinete de Estampas do IA, professor Sergio Niculitcheff. A curadoria da exposição ficou por conta da professora Maristela Simões do Carmo.

A exposição está aberta ao público:

De 04 de abril a 08 de julho de 2022, das 09h às 17h
Local: Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho - BORA-Unicamp.
Rua Sergio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária, Campinas- SP.

Ana Primavesi: um legado da Agroecologia para a Unicamp

Pioneira da Agroecologia no Brasil, a engenheira agrônoma e a professora Ana Maria Primavesi faleceu em janeiro de 2020, meses antes de completar 100 anos de vida. Nascida no dia 3 de outubro de 1920 na Áustria, ela chegou ao Brasil no pós-guerra, em 1948. Como seu esposo Artur Primavesi, foi professor da Universidade de Santa Maria, onde pode aprofundar seus estudos sobre o solo, propondo estudos técnicos de manejo Hoje conhecido no mundo todo, e pode lançar uma base da Agroecologia.

Desde que a Unicamp preserve o acervo, que ela de julho e ela fez ao longo do Castilho, a Biblioteca de O Acervo "Faus" (Bora)

Mais sobre o acervo acesse: