Evolução das espécies e máquinas inteligentes são temas de oficinas para crianças e jovens
Museu Exploratório promove atividades online que desenvolvem conceitos de seleção natural e machine learning
TweetEm sua programação semanal, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp atende a turmas exclusivas de escolas e abre atividades para toda a comunidade.
As próximas oficinas abertas ao público, dias 27 e 28 de maio, trazem temas distintos, com abordagens de conceitos referentes à evolução das espécies e tecnologia inteligente. As atrações online são direcionadas a crianças e jovens, gratuitas, com necessidade de inscrição prévia. Confira abaixo e participe!
1.
(Oficina) A Evolução de Avis papyrus*
Apresentação: Gabriel Gonçalves, Davi Assis
Dia: 27/05, quinta-feira, 17h
Indicação: a partir de 11 anos
Inscrição: https://forms.gle/zVsT9UvGYZwbpdVD6
Evolução é sinônimo de melhoria? Vamos descobrir juntos, explorando os diversos caminhos do processo evolutivo e construindo nossa própria espécie de ave.
Separe materiais simples que tem em casa, imprima o molde (ou desenhe) e prepare-se para jogar dados com o futuro. Qual será o comportamento de sua ave-criatura ao ser exposta aos desafios da seleção natural?
Crie, jogue, aprenda. Participe!
Material
. 04 Canudos de plástico ou papel, sem dobras
. Papel sulfite
. Fita crepe ou durex
. Dado de jogos com 6 lados
. Molde para imprimir (ou desenhar): https://mc-unicamp.github.io/oficinas/papyrus/
* Agradecimentos
Vera Nisaka Solferini (Instituto de Biologia - Unicamp) e Sónia Cristina de Andrade (Instituto de Biociências - USP) que realizaram a adaptação do roteiro da oficina Avis papyrus, concebida originalmente por Karin Westerling (Matthew Gage Middle School, Riverside, CA)
2.
(Oficina) Máquinas que Aprendem - Júnior
Apresentação: Guilherme Corrêa, Davi Assis
Dia: 28/05, sexta-feira, 17 h
Indicação: 7 a 10 anos
Inscrição: https://forms.gle/4aYoir7EQxLtAWoj8
Conheça os conceitos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning)* e inicie sua habilitação para treinar computadores capazes de resolver problemas.
Seguindo o passo-a-passo da oficina, desenvolva um projeto, realize testes de avaliação e crie uma máquina capaz de reconhecer cores.
Atenção
. No ato da inscrição, envie imagens com determinadas cores (azul, vermelha, verde)
. Acompanhe a oficina por computador ou notebook. Tablet e celular podem apresentar dificuldades.
* Machine Learning - De acordo com Arthur Samuel, cientista da computação e pioneiro da inteligência artificial, o aprendizado de máquina é o “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados”.
Acompanhe as novidades da programação semanal:
Instagram: https://www.instagram.com/mcunicamp
Facebook: https://www.facebook.com/mcunicamp
YouTube: https://www.youtube.com/mcunicamp
Website: https://www.mc.unicamp.br