— NOTÍCIAS

Fóruns Permanentes têm início em outubro exclusivamente online

O novo formato busca manter a qualidade do debate e garantir a segurança dos participantes



| Texto: Gabriela Villen

 

A formação de professores e o mal-estar nas cidades são os temas que abrirão os Fóruns Permanentes da Unicamp Online no próximo mês de outubro. O novo formato, exigido pela pandemia da Covid-19, busca manter a qualidade do debate e a pluralidade de ideias  garantindo a segurança dos participantes. Serão 16 Fóruns, abordando algumas das principais temáticas que concernem a sociedade na atualidade. Os eventos poderão ser acompanhados ao vivo pelo site e pelo canal dos Fóruns no Youtube. As inscrições são gratuitas devem ser realizadas na página de cada evento.

"No contexto da pandemia, o ambiente acadêmico deve assegurar os direitos de acesso e diálogo entre a Universidade, o Poder Público e a sociedade civil, ainda que em condições de distanciamento social", afirmou Ariane Polidoro Dini, coordenadora adjunta de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). Segundo ela, a organização do evento busca garantir tanto a segurança física, quanto a dos dados dos seus participantes e palestrantes. O formato dos encontros procura manter a possibilidade de interação entre o público, os organizadores, convidados e os palestrantes por meio de um chat.

 

Ariane Polidoro Dini, coordenadora adjunta de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC)

 

A programação começa no dia 1º de outubro com o “Ciclo de Formação de Professores”, seguida por encontros nos dias 15, 29 de outubro e 5 de novembro. Ainda no mês de outubro, o “Mal-Estar na Cidade: diversidade, violência e saúde mental” é tema de debates nos dias 8 e 9, "Os 100 anos de Florestan Fernandes", nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23, e “Amazônia em Transe: Estratégias, Impactos e Impasses para o Século 21”, nos dias 21 e 22.

Para Sônia Mazzariol, coordenadora dos Fóruns desde 2012, o novo formato é um desafio tanto para realizadores como para participantes. "Elaboramos tutoriais para os palestrantes e organizadores com dicas sobre a participação on-line. Os eventos terão aproximadamente quatro horas de duração. As programações que ultrapassarem esse tempo serão distribuídas em várias datas, como acontece com o Ciclo de Formação de Professores", comentou.  

 

Sônia Mazzariol, coordenadora dos Fóruns

 

Os Fóruns Permanentes são eventos institucionais criados há 17 anos, com o objetivo de promover a aproximação entre o pensamento acadêmico e a sociedade. Os Fóruns são realizados, desde 2017, pela  Diretoria de Cultura da ProEC.