— NOTÍCIAS

Manter micro-organismos em equilíbrio é o desafio da atividade online do Museu Exploratório

Mudar as regras faz parte do jogo que acontece na quarta-feira, 30/09



Respondendo aos muitos pedidos que chegam pelos comentários em suas redes sociais, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp vem aprimorando e reeditando as oficinas mais requisitadas.

Na próxima quarta-feira, 30/09, o desafio de equilibrar a vida em um microecossistema virtual, está de volta. Micro-organismos famintos, cálculos, probabilidades, deduções, são elementos desse jogo, no qual o(a) participante pode, e deve, mudar as regras, ajustando as jogadas para alcançar melhores resultados.  

A atividade é indicada para crianças e adolescentes, tem número limitado de vagas e é necessário fazer inscrição prévia. Acesse o link do formulário, abaixo.

 

Oficina

Simulando Micro-organismos e o Equilíbrio da Vida

Apresentação: Letícia Andrade e Daniela Rocha

Dia: 30/09, quarta-feira, 17h

Indicação: 7 a 14 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/3j5WnwEmDWaBQBzW7

 

Apresentação do Conteúdo:

A Biologia também faz uso da simulação para entender o comportamento de organismos, saber como interagem em grupo e como se processa o equilíbrio da vida.

A oficina utiliza simulador virtual para reproduzir um microecossistema, habitado por micro-organismos com características distintas. Pronto! Está lançado o desafio.

Como alcançar o equilíbrio da vida nesse mundo onde Produtores (algas); Consumidores primários (herbívoros), Nematodas e consumidores secundários (tardígrados), atuam pela própria subsistência?

Participe de um jogo onde você pode ajustar as regras, aprimorar as jogadas e alcançar os resultados mais adequados.

 

Material para oficina:

É recomendável acompanhar a oficina por um computador com navegador atualizado. O simulador é executado no próprio navegador, sem necessidade de instalação na máquina.

Ele também roda em tablet e celular, mas pode apresentar dificuldades.

 

________________________

 

Para não perder a oportunidade de partipar das atividades online do Museu Exploratório, acompanhe a programação pelas redes sociais. Curta, compartilhe e registre seus comentários.  

Instagram: https://www.instagram.com/mcunicamp

YouTube: https://www.youtube.com/mcunicamp/

Facebook: https://www.facebook.com/mcunicamp/