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Museu abre novas turmas para a reedição da Semana de Dinossauros

Atividades online acontecem de 16 a 21 de novembro e as inscrições estão abertas



Na nova temporada da Semana de Dinossauros o Museu oferece seis oficinas e um minicurso online com atividades “mão-na-massa”, atrações que abordam criativamente conceitos da paleontologia, geologia, biologia, história e outras áreas.

As atividades são direcionadas à crianças e jovens, sendo que algumas são precedidas pelo Encontro com Educadores, salas especiais para conversas pedagógicas sobre o tema. Ambas as modalidades necessitam de inscrição prévia. Confira abaixo.

O minicurso Filmes e Fósseis: O retrato da Paleontologia Cinematográfica, que acontece no sábado, 21/11, é exclusivo para professores do Ensino Fundamental, também exige inscrição e fornece certificado. 

 

Semana de Dinossauros (Nova Temporada)– 16 a 21 de novembro

 

1.

Oficina Presos no Gelo

Apresentação: Jairo Gabriel da Silva Nascimento

Dia 16/11, segunda-feira, 17 h

Indicação: 8 a 12 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/XXdFfogcBZiPcFgu8

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Encontro com Educadores

Dia 16/11, segunda-feira, 16 h

Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.

Link inscrição: https://forms.gle/NdF3yYWQi9jmNTor7

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Conteúdo:

A oficina promove um jogo de perguntas e desafios sobre elementos contidos em trechos do filme de animação A Era do Gelo.

As espécies de animais representadas viveram, de fato, na era do gelo? As características dos personagens correspondem ao que indicam os estudos de animais pré-históricos?

Descubra uma maneira divertida de entender o período citado no filme, diferenciando ficção de ciência, sem perder a magia do cinema.

Faça a sua inscrição, prepare a pipoca e participe!

 

2.

Oficina Origamis pré-históricos e suas histórias

Apresentação: Rafael Araújo Ribeiro

Dia: 17/11, terça-feira, 16h30

Indicação: a partir de 10 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas - necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/1qctgaHYv5zHsyst6

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Encontro com Educadores

Dia 17/11, segunda-feira, 15h30

Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.

Link inscrição: https://forms.gle/z5jpioASjtd7NUGF6

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Conteúdo:

Essa oficina mistura contação de história, quebra-cabeça, trabalhos manuais e, ainda, convida para uma brincadeira que testa a capacidade de dedução.

Aprendendo e desenvolvendo técnicas de origami, o(a) participante irá produzir quatro figuras de seres pré-históricos, enquanto conhece elementos de um passado geológico e aspectos importantes da relação dos seres vivos com seus hábitats.

Curiosidades científicas sobre a origem e a evolução de espécies, complementam a atividade prática que trabalha habilidades de observação, concentração e coordenação motora.

 

Material:

. Folhas de papel sulfite ou papel dobradura (próprio para origami) *

. Tesoura

. Régua

* Para adiantar, você pode cortar algumas folhas em quadrados de 15x15cm e 20x20cm

 

3.

Oficina Conhecendo a História de um Fóssil: da boca para fora

Apresentação: Bruna Marconato e Carina Carvalho

Dia 18/11, quarta-feira, 17 h

Indicação: 5 a 14 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/2s9pFxAmUiNLjD3k7

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Encontro com Educadores

Dia 18/11, quarta-feira, 16 h

Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.

Link inscrição: https://forms.gle/Wfi97cZdvCzL7aex9

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Conteúdo:

Você sabia que um dente fossilizado de um animal extinto pode contar muitas histórias sobre ele? Os hábitos alimentares, a estrutura óssea do crânio, o parentesco com grupos ainda viventes, são exemplos de informações que um pesquisador pode obter ao estudá-lo.

Na oficina, a partir da observação de um dente fossilizado por concreção, você conhecerá diversos tipos de fossilização, os longos processos necessários para uma completa formação, além de descobrir diferentes funções do dente e sua importância para estudos científicos.

Mas, claro! Você também irá colocar a mão na massa e fazer dois tipos de fósseis caseiros!

Representando alegoricamente os longos e complexos processos físicos, químicos e biológicos, prepararemos uma mistura de ingredientes simples, para obter uma réplica de rocha sedimentar e, assim, produzir modelos de fósseis de impressão (pressionando um objeto na massa) e de concreção (moldando a massa).

Anote tudo, faça a sua inscrição e participe!

 

Material para a massa:

. 2 xícaras de farinha de trigo

. 1 xícara de sal

. 1 xícara de água morna (para misturar os ingredientes)

Para fossilizar:

. jornais e revistas velhas para fazer moldes de presas de animais

. objetos pequenos para imprimir na massa (modelos miniaturas de dinossauros e outros animais, folhas de plantas, conchas, etc).

 

4.

Oficina Pterodactylus papyrus - galinhas são dinossauros?

Apresentação: Gabriel Bariani e Letícia Andrade

Dia 19/11, quinta-feira, 17 h

Indicação:  a partir de 11 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/ywDjmcudvkWbpYFRA

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Encontro com Educadores

Dia 19/11, quinta-feira, 16 h

Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.

Link inscrição: https://forms.gle/pXkb8ZYZHD4tyj1o6

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Conteúdo:

Evolução é sinônimo de melhoria? Pterodáctilo é um tipo de dinossauro?

A oficina introduz reformulações ao tema Avis Papyrus* utilizando os conceitos de evolução das espécies para explicar o que possibilita incluir aves e dinossauros na mesma linhagem, diferentemente dos pterodáctilos.

Venha explorar os caminhos do processo evolutivo construindo sua própria espécie de criatura voadora, utilizando materiais simples como canudos de plástico e tiras de papel.

Descubra aspectos importantes da contingência evolutiva jogando dados e expondo a sua criatura aos desafios da seleção natural.

Divirta-se e aprenda na companhia da equipe do Museu Exploratório!

 

 Material:

. Canudos de plástico sem dobra ou canudos de papel (4 unidades, para sobrar)

. Papel sulfite

. Fita crepe ou durex

. Dado de jogos com 6 lados

. Molde para imprimir: https://mc-unicamp.github.io/oficinas/papyrus/

 

* Agradecimentos:

Vera Nisaka Solferini (Instituto de Biologia - Unicamp) e Sónia Cristina de Andrade (Instituto de Biociências - USP) que realizaram a adaptação do roteiro da oficina Avis papyrus, concebida originalmente por Karin Westerling (Matthew Gage Middle School, Riverside, CA)

 

5.

Oficina Mesozoico - A Era dos Dinossauros

Apresentação: Ana Beatriz Furtado Carvalho

Dia 20/11, sexta-feira, 17 h

Indicação: a partir de 8 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/uuqSRhP1REhZ1QYf7

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Encontro com Educadores

Dia 20/11, sexta-feira, 16 h

Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.

Link inscrição: https://forms.gle/oYbZXDgYpSGea23D8

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Conteúdo:

A proposta da oficina é apresentar uma amostra dos dinossauros que viveram na era Mesozoica, diferenciando-os a partir de características morfológicas, de seus ambientes e hábitos, e situando-os em seus períodos geológicos respectivos.

De forma descomplicada, serão citados conceitos de tempo profundo e características dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, que comporão os cenários para um jogo do tipo Quem Sou Eu?

A dinâmica consiste em analisar a descrição de algumas características e, em meio a um conjunto de imagens, identificar qual é o animal correspondente. Aceita o desafio?

Concluindo a atividade, reservamos um momento família, para que você saiba mais sobre o grau de parentesco entre aves e dinossauros.

Descubra a grande diversidade de animais pré-históricos e desvende os caminhos da evolução ao longo do tempo. Participe!

 

6.

Live Exposição Tempo Profundo:  Visões Tecnológicas

(mesa-redonda com idealizadores da exposição Tempo Profundo)

Dia 20/11, sexta-feira, 18h30

Link da apresentação:  https://youtu.be/Y6hXTImyl10

 

Tempo Profundo refere-se à escala de tempo geológico que abrange toda a história de formação da Terra e as inúmeras transformações que ocorreram em nosso planeta ao longo de bilhões de anos.

O Museu Exploratório de Ciências, em parceria com o Instituto de Geociências da Unicamp, inicia uma grande jornada, cujo primeiro passo se dá no mundo online, culminando na inauguração de uma grande exposição sobre o tema Tempo Profundo, em julho de 2021, no Instituto Principia, em São Paulo.

Na LIVE da próxima sexta-feira, organizadores da exposição abordarão os detalhes mais técnicos da construção da mostra que contará com diversos os ambientes interativos. Você também pode participar colaborativamente dessa realização e irá descobrir como.

Saiba mais:

Exposição Tempo Profundo – páginas:

https://www.instagram.com/expotempoprofundo/

https://www.facebook.com/expotempoprofundo

 

7.

Minicurso

Filmes e Fósseis: O retrato da Paleontologia Cinematográfica

Para professores do Ensino Fundamental - com Certificado*

Dia 21//11, sábado, das 08h às 12h

Ministrante: Jairo Gabriel da Silva Nascimento

. licenciado em Ciências Biológicas (IFPI/CTC)

. mestrando em Geociências (IGe/UNICAMP)

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/HhB3SDY6JE8atu1y5

 

Conteúdo:

Os fósseis são vestígios de organismos que fascinam e incitam a curiosidade de muitas pessoas, sendo constantemente retratados em filmes que visam entretenimento e fornecem visões alternativas para eventos longínquos, ocorridos na história do planeta Terra.

Apesar do grande apelo ficcional das produções cinematográficas, geralmente voltadas para o público infanto-juvenil, muitas contêm conceitos científicos embutidos, que podem ser utilizados com alto potencial no processo de ensino-aprendizagem.

Esse minicurso, especialmente preparado para professores do Ensino Fundamental, propõe a utilização de filmes de animação, que fazem referências à assuntos da paleontologia e do tempo profundo, e, a partir da série A Era do Gelo, discutir as produções sob um olhar científico, debatendo temas como [1] fósseis (o que são e como se formam?), [2] a evolução da vida na Terra, [3] tempo geológico e registro fóssil, [4] mudanças climáticas e extinções.

Ainda, tratar da integração de aspectos de letramento científico e uso de tecnologias digitais, visando facilitar a assimilação de temas considerados difíceis pelos alunos, quando usam meios tradicionais, como a literatura. À metodologia proposta, serão associadas atividades práticas, com uso de materiais de baixo custo, de maneira a ampliar a compreensão dos conteúdos científicos.  Dentre as quais [a] moldando fósseis, [b] caixinhas do tempo e [c] selecionando espécies.

 

Material:

. Massa de modelar

. Brinquedos/conchas com diferentes formatos

. Caixas de fósforo/remédio com tamanhos iguais

. Haste de metal/plástico ou um palito de churrasco

. Tampinhas de garrafas de diversas cores

 

Programação:

08:00 às 08:20 - Recepção

08:20 - Introdução ao minicurso (informações iniciais)

08:40 - Trecho 1 do filme/ discussão 1/ prática 1 moldando fósseis (o que são fósseis?)

09:20 - Intervalo

09:30 - Trecho 2 do filme/ discussão 2/ prática 2 caixinhas do tempo (dimensão do tempo profundo)

10:00 - Intervalo

10:10 - Trecho 3 do filme/ discussão 3/ prática 3 selecionando espécies (Como “fazer” uma extinção?)

10:40 - Discussão final

 

* Entrega de Certificado, via e-mail, condicionada ao cumprimento de, no mínimo, 75% da carga horária.

 

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