Museu abre novas turmas para a reedição da Semana de Dinossauros
Atividades online acontecem de 16 a 21 de novembro e as inscrições estão abertas
TweetNa nova temporada da Semana de Dinossauros o Museu oferece seis oficinas e um minicurso online com atividades “mão-na-massa”, atrações que abordam criativamente conceitos da paleontologia, geologia, biologia, história e outras áreas.
As atividades são direcionadas à crianças e jovens, sendo que algumas são precedidas pelo Encontro com Educadores, salas especiais para conversas pedagógicas sobre o tema. Ambas as modalidades necessitam de inscrição prévia. Confira abaixo.
O minicurso Filmes e Fósseis: O retrato da Paleontologia Cinematográfica, que acontece no sábado, 21/11, é exclusivo para professores do Ensino Fundamental, também exige inscrição e fornece certificado.
Semana de Dinossauros (Nova Temporada)– 16 a 21 de novembro
1.
Oficina Presos no Gelo
Apresentação: Jairo Gabriel da Silva Nascimento
Dia 16/11, segunda-feira, 17 h
Indicação: 8 a 12 anos
Plataforma de transmissão: Google Meet
Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia
Link inscrição: https://forms.gle/XXdFfogcBZiPcFgu8
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Encontro com Educadores
Dia 16/11, segunda-feira, 16 h
Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.
Link inscrição: https://forms.gle/NdF3yYWQi9jmNTor7
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Conteúdo:
A oficina promove um jogo de perguntas e desafios sobre elementos contidos em trechos do filme de animação A Era do Gelo.
As espécies de animais representadas viveram, de fato, na era do gelo? As características dos personagens correspondem ao que indicam os estudos de animais pré-históricos?
Descubra uma maneira divertida de entender o período citado no filme, diferenciando ficção de ciência, sem perder a magia do cinema.
Faça a sua inscrição, prepare a pipoca e participe!
2.
Oficina Origamis pré-históricos e suas histórias
Apresentação: Rafael Araújo Ribeiro
Dia: 17/11, terça-feira, 16h30
Indicação: a partir de 10 anos
Plataforma de transmissão: Google Meet
Vagas limitadas - necessidade de inscrição prévia
Link inscrição: https://forms.gle/1qctgaHYv5zHsyst6
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Encontro com Educadores
Dia 17/11, segunda-feira, 15h30
Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.
Link inscrição: https://forms.gle/z5jpioASjtd7NUGF6
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Conteúdo:
Essa oficina mistura contação de história, quebra-cabeça, trabalhos manuais e, ainda, convida para uma brincadeira que testa a capacidade de dedução.
Aprendendo e desenvolvendo técnicas de origami, o(a) participante irá produzir quatro figuras de seres pré-históricos, enquanto conhece elementos de um passado geológico e aspectos importantes da relação dos seres vivos com seus hábitats.
Curiosidades científicas sobre a origem e a evolução de espécies, complementam a atividade prática que trabalha habilidades de observação, concentração e coordenação motora.
Material:
. Folhas de papel sulfite ou papel dobradura (próprio para origami) *
. Tesoura
. Régua
* Para adiantar, você pode cortar algumas folhas em quadrados de 15x15cm e 20x20cm
3.
Oficina Conhecendo a História de um Fóssil: da boca para fora
Apresentação: Bruna Marconato e Carina Carvalho
Dia 18/11, quarta-feira, 17 h
Indicação: 5 a 14 anos
Plataforma de transmissão: Google Meet
Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia
Link inscrição: https://forms.gle/2s9pFxAmUiNLjD3k7
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Encontro com Educadores
Dia 18/11, quarta-feira, 16 h
Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.
Link inscrição: https://forms.gle/Wfi97cZdvCzL7aex9
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Conteúdo:
Você sabia que um dente fossilizado de um animal extinto pode contar muitas histórias sobre ele? Os hábitos alimentares, a estrutura óssea do crânio, o parentesco com grupos ainda viventes, são exemplos de informações que um pesquisador pode obter ao estudá-lo.
Na oficina, a partir da observação de um dente fossilizado por concreção, você conhecerá diversos tipos de fossilização, os longos processos necessários para uma completa formação, além de descobrir diferentes funções do dente e sua importância para estudos científicos.
Mas, claro! Você também irá colocar a mão na massa e fazer dois tipos de fósseis caseiros!
Representando alegoricamente os longos e complexos processos físicos, químicos e biológicos, prepararemos uma mistura de ingredientes simples, para obter uma réplica de rocha sedimentar e, assim, produzir modelos de fósseis de impressão (pressionando um objeto na massa) e de concreção (moldando a massa).
Anote tudo, faça a sua inscrição e participe!
Material para a massa:
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1 xícara de sal
. 1 xícara de água morna (para misturar os ingredientes)
Para fossilizar:
. jornais e revistas velhas para fazer moldes de presas de animais
. objetos pequenos para imprimir na massa (modelos miniaturas de dinossauros e outros animais, folhas de plantas, conchas, etc).
4.
Oficina Pterodactylus papyrus - galinhas são dinossauros?
Apresentação: Gabriel Bariani e Letícia Andrade
Dia 19/11, quinta-feira, 17 h
Indicação: a partir de 11 anos
Plataforma de transmissão: Google Meet
Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia
Link inscrição: https://forms.gle/ywDjmcudvkWbpYFRA
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Encontro com Educadores
Dia 19/11, quinta-feira, 16 h
Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.
Link inscrição: https://forms.gle/pXkb8ZYZHD4tyj1o6
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Conteúdo:
Evolução é sinônimo de melhoria? Pterodáctilo é um tipo de dinossauro?
A oficina introduz reformulações ao tema Avis Papyrus* utilizando os conceitos de evolução das espécies para explicar o que possibilita incluir aves e dinossauros na mesma linhagem, diferentemente dos pterodáctilos.
Venha explorar os caminhos do processo evolutivo construindo sua própria espécie de criatura voadora, utilizando materiais simples como canudos de plástico e tiras de papel.
Descubra aspectos importantes da contingência evolutiva jogando dados e expondo a sua criatura aos desafios da seleção natural.
Divirta-se e aprenda na companhia da equipe do Museu Exploratório!
Material:
. Canudos de plástico sem dobra ou canudos de papel (4 unidades, para sobrar)
. Papel sulfite
. Fita crepe ou durex
. Dado de jogos com 6 lados
. Molde para imprimir: https://mc-unicamp.github.io/oficinas/papyrus/
* Agradecimentos:
Vera Nisaka Solferini (Instituto de Biologia - Unicamp) e Sónia Cristina de Andrade (Instituto de Biociências - USP) que realizaram a adaptação do roteiro da oficina Avis papyrus, concebida originalmente por Karin Westerling (Matthew Gage Middle School, Riverside, CA)
5.
Oficina Mesozoico - A Era dos Dinossauros
Apresentação: Ana Beatriz Furtado Carvalho
Dia 20/11, sexta-feira, 17 h
Indicação: a partir de 8 anos
Plataforma de transmissão: Google Meet
Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia
Link inscrição: https://forms.gle/uuqSRhP1REhZ1QYf7
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Encontro com Educadores
Dia 20/11, sexta-feira, 16 h
Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.
Link inscrição: https://forms.gle/oYbZXDgYpSGea23D8
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Conteúdo:
A proposta da oficina é apresentar uma amostra dos dinossauros que viveram na era Mesozoica, diferenciando-os a partir de características morfológicas, de seus ambientes e hábitos, e situando-os em seus períodos geológicos respectivos.
De forma descomplicada, serão citados conceitos de tempo profundo e características dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, que comporão os cenários para um jogo do tipo Quem Sou Eu?
A dinâmica consiste em analisar a descrição de algumas características e, em meio a um conjunto de imagens, identificar qual é o animal correspondente. Aceita o desafio?
Concluindo a atividade, reservamos um momento família, para que você saiba mais sobre o grau de parentesco entre aves e dinossauros.
Descubra a grande diversidade de animais pré-históricos e desvende os caminhos da evolução ao longo do tempo. Participe!
6.
Live Exposição Tempo Profundo: Visões Tecnológicas
(mesa-redonda com idealizadores da exposição Tempo Profundo)
Dia 20/11, sexta-feira, 18h30
Link da apresentação: https://youtu.be/Y6hXTImyl10
Tempo Profundo refere-se à escala de tempo geológico que abrange toda a história de formação da Terra e as inúmeras transformações que ocorreram em nosso planeta ao longo de bilhões de anos.
O Museu Exploratório de Ciências, em parceria com o Instituto de Geociências da Unicamp, inicia uma grande jornada, cujo primeiro passo se dá no mundo online, culminando na inauguração de uma grande exposição sobre o tema Tempo Profundo, em julho de 2021, no Instituto Principia, em São Paulo.
Na LIVE da próxima sexta-feira, organizadores da exposição abordarão os detalhes mais técnicos da construção da mostra que contará com diversos os ambientes interativos. Você também pode participar colaborativamente dessa realização e irá descobrir como.
Saiba mais:
Exposição Tempo Profundo – páginas:
https://www.instagram.com/expotempoprofundo/
https://www.facebook.com/expotempoprofundo
7.
Minicurso
Filmes e Fósseis: O retrato da Paleontologia Cinematográfica
Para professores do Ensino Fundamental - com Certificado*
Dia 21//11, sábado, das 08h às 12h
Ministrante: Jairo Gabriel da Silva Nascimento
. licenciado em Ciências Biológicas (IFPI/CTC)
. mestrando em Geociências (IGe/UNICAMP)
Plataforma de transmissão: Google Meet
Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia
Link inscrição: https://forms.gle/HhB3SDY6JE8atu1y5
Conteúdo:
Os fósseis são vestígios de organismos que fascinam e incitam a curiosidade de muitas pessoas, sendo constantemente retratados em filmes que visam entretenimento e fornecem visões alternativas para eventos longínquos, ocorridos na história do planeta Terra.
Apesar do grande apelo ficcional das produções cinematográficas, geralmente voltadas para o público infanto-juvenil, muitas contêm conceitos científicos embutidos, que podem ser utilizados com alto potencial no processo de ensino-aprendizagem.
Esse minicurso, especialmente preparado para professores do Ensino Fundamental, propõe a utilização de filmes de animação, que fazem referências à assuntos da paleontologia e do tempo profundo, e, a partir da série A Era do Gelo, discutir as produções sob um olhar científico, debatendo temas como [1] fósseis (o que são e como se formam?), [2] a evolução da vida na Terra, [3] tempo geológico e registro fóssil, [4] mudanças climáticas e extinções.
Ainda, tratar da integração de aspectos de letramento científico e uso de tecnologias digitais, visando facilitar a assimilação de temas considerados difíceis pelos alunos, quando usam meios tradicionais, como a literatura. À metodologia proposta, serão associadas atividades práticas, com uso de materiais de baixo custo, de maneira a ampliar a compreensão dos conteúdos científicos. Dentre as quais [a] moldando fósseis, [b] caixinhas do tempo e [c] selecionando espécies.
Material:
. Massa de modelar
. Brinquedos/conchas com diferentes formatos
. Caixas de fósforo/remédio com tamanhos iguais
. Haste de metal/plástico ou um palito de churrasco
. Tampinhas de garrafas de diversas cores
Programação:
08:00 às 08:20 - Recepção
08:20 - Introdução ao minicurso (informações iniciais)
08:40 - Trecho 1 do filme/ discussão 1/ prática 1 moldando fósseis (o que são fósseis?)
09:20 - Intervalo
09:30 - Trecho 2 do filme/ discussão 2/ prática 2 caixinhas do tempo (dimensão do tempo profundo)
10:00 - Intervalo
10:10 - Trecho 3 do filme/ discussão 3/ prática 3 selecionando espécies (Como “fazer” uma extinção?)
10:40 - Discussão final
* Entrega de Certificado, via e-mail, condicionada ao cumprimento de, no mínimo, 75% da carga horária.
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