— NOTÍCIAS

Museu Exploratório comemora Dia da Cultura Científica com oficinas para crianças e educadores

Foguetes e Zumbis compõem a programação especial com atividades mão na massa e simulação virtual



Este ano será celebrado pela segunda vez o Dia Internacional da Cultura Científica (DICC), que deseja mostrar a importância da cultura científica na sociedade atual, ressaltando as atividades e as instituições que proporcionam espaços para as pessoas tornarem a ciência uma parte relevante da vida.

O mês de setembro é considerado o mês da cultura científica e o dia 28 de setembro foi escolhido para comemorar o aniversário da data em que começaram as transmissões da série 'Cosmos', um dos programas de divulgação mais influentes da história. A celebração foi instituída pela Sociedade Mexicana para a Divulgação da Ciência e Tecnologia (SOMEDICYT) em colaboração com outras organizações latino-americanas, sendo realizada pela primeira vez em 2020, em nove países.

 

O Museu Exploratório de Ciência da Unicamp participa da programação com oficinas online para crianças, jovens e educadores. As propostas abordam áreas distintas da ciência com formatos de apresentações diferentes. Na manhã do dia 28/09 acontece a oficina Foguete de Cartolina, tipo mão na massa, com tarefas de desenhos, recortes, colagens e lançamentos dos modelos criados. No período da tarde a oficina Zombie Venom, que abrirá sala especial para educadores, promove enigmas e desafios com auxílio de uma simulador virtual. As atividades são gratuitas, com necessidade de inscrição prévia. Confira abaixo!

 

1.

(Oficina) Foguete de cartolina

Dia 28/09, terça-feira, das 10h às 11h

Apresentação: Juliana Di Beo, Bruna Cordeiro, Sabrina Zani e Pablo Luan

Indicação: 10 a 15 anos

 

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/Lh7FVPgKFLRZQu5dA

.

Construa um foguete de cartolina e realize super lançamentos, usando materiais e espaços que tem em casa.

Participe da atividade e entenda, na prática, como pensam e agem os cientistas, diante dos desafios. Conhecendo conceitos básicos de física, usados na construção de foguetes, você se capacitará a explorar métodos de comparação de distâncias e técnicas de aperfeiçoamento de voo, que orientarão suas escolhas e definirão os melhores ajustes para o seu projeto.

A contagem regressiva vai começar. Reserve sua vaga!


 Material

. Cartolina (50 cm x 66 cm)

. Garrafa Pet vazia (1,5 L ou 2 L)

. Papel alumínio (30 cm x 30 cm)

. Fita crepe ou durex

. Tesoura

. Molde para imprimir (ou desenhar): https://mc-unicamp.github.io/oficinas/foguetes/

 

2.

(Oficina) Zombie venom

Dia: 28/09, terça-feira, das 17h às 18h

Apresentação:  Fernanda Germano e Igor Veiga

Indicação: 7 a 10 anos

 

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/XjS12Gou368ZjoWr6

______________________________

Encontro com Educadores

Dia: 28/09, terça-feira, das 16h às 16h50

Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.

 

INSCRIÇÃO: https://forms.gle/LDpy1KeFT3is4MUU6

______________________________


Nesta oficina, usaremos um simulador virtual para desafiar a sua capacidade de dedução e de solucionar enigmas científicos.

Mostre o seu talento interpretando o papel de um médico Girafa que deve diagnosticar zumbis intoxicados, analisando sintomas e sinais característicos. Parece estranho? Tente acertar o diagnóstico, de primeira. 

Conheça as formas como médicos e cientistas estudam, utilizam ferramentas e métodos específicos para explorar o mundo. Participe!


Atenção

Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado. Tablet ou celular apresentam dificuldades técnicas.

 

Na edição 2021 do DICC, participarão 113 instituições de mais de 30 países localizados em quatro continentes, que dentro de suas funções organizacionais contribuem para o fortalecimento da cultura científica: associações científicas, redes de divulgadores, centros de pesquisa, ministérios e conselhos de ciência, tecnologia e inovação, museus e centros de ciências, secretarias de educação, associações de professores, centros de ensino, universidades, ministérios da comunicação, associações civis dedicadas à comunicação pública da ciência e associações de profissionais de várias disciplinas.

 

Acompanhe a agenda da comemoração 2021:

Facebook: https://www.facebook.com/IDSciCult

Instagram: https://www.instagram.com/idscicult

Twitter: https://twitter.com/IDSciCult

Español: https://somedicyt.org.mx/divulgacion/dicc

Inglés: https://somedicyt.org.mx/divulgacion/dicc/idsc

.

Toda semana tem novidade na programação do Museu Exploratório. Acompanhe:

Instagram: https://www.instagram.com/mcunicamp/

Facebook: https://www.facebook.com/mcunicamp/

YouTube: https://www.youtube.com/mcunicamp/

Website: https://www.mc.unicamp.br/