Museu Exploratório dedica uma semana à ciência contida na arte de voar

Semana do Voo oferece atividades inspiradas no comportamento aéreo de aves, aviões, foguetes e barcos

O voo continua intrigando e encantando o ser humano, gerando lendas, sonhos e muita fantasia. A ciência continua se lançando em busca de respostas e, ainda, permite que o conhecimento adquirido se transforme em experiências divertidas e instrutivas que podem ser facilmente reproduzidas em casa.

Convidando a comunidade a sair do chão, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp promove a sua Semana do Voo, programação que acontece de 08 a 12 de junho, com cinco oficinas práticas, sempre às 17h. As apresentações online são direcionadas à crianças e jovens, com acompanhamento ao vivo do passo a passo que resulta na construção de aeronaves diferentes, foguetes de cartolina, simulação de revoada de pássaros robôs e criação de um aerobarco (hovercraft).

Das cinco oficinas, três possuem vagas limitadas, com necessidade de inscrição. As outras duas são apresentações no formato Live aberta. Basta acessar o link do canal e voar nos desafios.

Confira abaixo a programação completa, os pré-requisitos, os materiais pedidos para cada oficina. Aproveite a viagem.

1.

Oficina: Criando super-aviões de papel

Dia: 08/06 – segunda-feira, 17h

Faixa etária indicada: de 7 a 13 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet (com inscrição)

(Vagas limitadas) - Link Inscrição: https://forms.gle/WuA44p7Vm3h5dhrP7

Apresentação do Conteúdo:

Você sabia que é possível aprender muita coisa interessante construindo e lançando aviões de papel?

Nessa oficina você vai aprender e aperfeiçoar a sua capacidade de construir aviões de vários tipos. Também aprenderá como os cientistas testam e aprimoram o vôo de uma aeronave.

Material para a oficina:

Folhas de papel - preferencialmente papel ofício, mas pode ser qualquer outro tipo, inclusive jornal e reciclado

Lápis e borracha

Barbante

Régua escolar

2.

Oficina Maker de Aviões (materiais diversos)

Dia: 09/06, terça-feira, 17h

Faixa etária indicada: de 10 a 14 anos

Plataforma de Transmissão: Google Meet (com inscrição)

(Vagas Limitadas) - Link Inscrição: https://forms.gle/epG47tbpzEWtHk4r6

Apresentação do conteúdo:

Nessa oficina você vai aprender a construir aviões diferentes com materiais recicláveis que tem em casa. Bandejinhas de isopor, embalagens de papelão, folhas de papel são materiais apropriados para o voo.

Além de projetar e fazer o seu próprio avião você vai descobrir como os cientistas testam e aperfeiçoam o vôo de uma aeronave.

Material para a oficina:

Materiais recicláveis (bandejinhas de isopor, papelão, folhas papel e outros)

Lápis e borracha

Barbante

Régua escolar

3.

Oficina: BOIDS - Simulando Pássaros com Robôs

Apresentação de: André Santanchè

Dia: 10/06, quarta-feira - 17h

Faixa etária indicada: acima de 6 anos

(Live Aberta) - Link Transmissão: https://youtu.be/2odH2Q0rjH8

Apresentação do Conteúdo:

Imagine dezenas de pequenos robôs simulados que imitam pássaros e que você pode controlá-los em seu computador. É justamente isso que faremos na oficina de Boids.

Nessa atividade você aprenderá um pouco de simulação e como alguns animais, como os pássaros, se comportam em bandos.

Usando um simulador virtual, veremos como é possível estudar o comportamento das aves em situação de voo.

Material para oficina:

É recomendável acompanhar a Live por um computador, pois o simulador é executado no navegador, mas ele também roda no tablet ou celular.

O simulador será disponibilizado livremente pela Web na hora da oficina. Não é necessário instalar.

4.

Oficina: Foguete de Cartolina

Dia: 11/06, quinta-feira, 17h

Faixa etária indicada: A partir de 9 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet (com inscrição)

(Vagas Limitadas) - Link Inscrição:https://forms.gle/q8hvF2SViPGonMq68

Apresentação do Conteúdo:

Aprenda a construir uma base de lançamentos de foguetes de cartolina e a entender princípios básicos de física.

Material para a oficina:

Garrafa Pet vazia (de 1,5 litros ou 2 litros)

Pedaço de papel alumínio (30cm x 30cm)

Fita Crepe

Fita Durex

Pedaço de cartolina (50cm x 66cm) ou folha de sulfite A4

Tesoura

Cano de PVC de 20mm de diâmetro com aproximadamente 20cm de comprimento.

5.

Oficina: Hovercraft – construindo um aerobarco

Apresentação de: Claudecir R. Biazoli

Dia: 12/06,  sexta-feira, 17h

Faixa etária indicada: A partir de 10 anos

(Live Aberta) - Link Transmissão: https://youtu.be/Xy6hzFNi5tA

Apresentação do Conteúdo:

Você sabia que há embarcações que flutuam acima do nível da água? São tipos de aerobarcos conhecidos, também, como Hovercrafts.

Participe dessa oficina e aprenda a construir o seu próprio aerobarco, um jeito descontraído de descobrir as características da força de atrito.

Material para oficina:

Um prato de plástico ou um CD

Uma bexiga

Tesoura

Cola quente ou cola branca

Fita Crepe ou Fita Durex

Cola colorida para decorar

Tampa push/poll de detergente ou tampa de garrafinha de água. (fotos)