Oficina de pesquisadora argentina faz o público descobrir as cores que existem no cotidiano.

O evento ocorre do dia 11 ao dia 18 de abril na Unicamp com vagas limitadas a 10 pessoas por sessão.

Texto: Fernando José Barbosa

Comunicação/ Proec

A oficina, “Tons Dados / Tonos Dados” que a Unicamp está recebendo de 11 a 18 de abril, promete fazer uma interação dos participantes com o universo de cores que existem no cotidiano. Essas descobertas contribuem com processos de comunicação e criação, segundo a Professora Mariana Renthel, pesquisadora de cultura estética da Universidade de Antioquia na Colômbia.  As oficinas vão acontecer no espaço da Biblioteca de Obras Raras "Fausto Castilho" (BORA), e no Instituto de Artes (IA).

Segundo a artista, “a ideia por trás da proposta de residência artística e pesquisa tem a ver com a identificação de materiais que convivem no ambiente cotidiano e que podem nos ajudar a trabalhar, sobre tudo porque convivem conosco, principalmente aqueles que são de origem nas cores”, explica ela.

O curso desperta a identificação e utilização de pigmentos e aglutinantes de origem natural para serem implementados em técnicas de impressão gráfica, segundo informações da Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult).

O trabalho da pesquisadora residente da Unicamp visa estabelecer a comunicação entre as pessoas. Ela explora o princípio de fazer uma co-construção de processos e métodos. “Acho muito importante partir de ações pequenas e colaborativas para ativar processos de criação”, conforme descreve a artista.

Essa atividade faz parte do “Programa Pesquisador e Artista Residente”, em parceria da Unicamp com o Banco Santander. As inscrições para a oficina não garantem a participação. As 10 pessoas serão selecionadas por critérios da própria artista e podem ser realizadas pelo link: