— NOTÍCIAS

Oficinas Máquinas que Aprendem voltam à programação do Museu Exploratório

Conceitos de Machine Learning e Inteligência Artificial são desenvolvidos em atividades para crianças e jovens



Nos dias 24 e 26 de novembro, o Museu Exploratório de Ciências oferece duas oficinas focadas no campo de estudo de Aprendizado de Máquina (Machine Learning)*.

As atividades online estão divididas em duas categorias, com faixas etárias específicas, e necessitam de inscrição prévia. Confira abaixo.

* Machine Learning - De acordo com Arthur Samuel, cientista da computação e pioneiro da inteligência artificial, o aprendizado de máquina é o “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados”.

 

1.

Oficina Máquinas que Aprendem Júnior

Dia: 24/11, terça-feira, 17 h

Indicação: 7 a 11 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/2KCKAj6iwZcZEC6e7

 

Conteúdo:

Na oficina o(a) participante será apresentado(a) ao conceito de Aprendizado de Máquina (Machine Learning).

Entendendo a base conceitual, iniciará a habilitação para treinar computadores capazes de resolver problemas e, também, ajudará na construção de uma máquina que pode reconhecer cores.

Seguindo o passo a passo da oficina, atuará na criação de uma máquina virtual e nos testes de avaliação da qualidade do projeto desenvolvido ao vivo.

Atenção: essa atividade foi especialmente concebida para crianças na faixa de 7 a 11 anos.

 

Material para oficina:

. Computador ou notebook com acesso à internet

. Será acessado site especializado, sem necessidade de instalação de programas

 

 

2.

Oficina Máquinas que Aprendem

Dia: 26/11, quinta-feira, 17 h

Indicação: a partir de 12 anos

Plataforma de transmissão: Google Meet

Vagas limitadas – necessidade de inscrição prévia

Link inscrição: https://forms.gle/mhi3rhPEAu8kFgFt6

 

Conteúdo:

Na oficina o(a) participante obterá noções de como um computador é preparado por meio de Aprendizado de Máquina (Machine Learning).

Com ligeiro aprofundamento nos conceitos básicos, estará habilitado a treinar computadores capazes de resolver problemas e ajudará na construção de uma máquina que pode reconhecer cores.

Seguindo o passo a passo da oficina, atuará na construção de uma máquina virtual e nos testes de avaliação do projeto, desenvolvido ao vivo.

Atenção: essa atividade foi especialmente concebida para crianças a partir de 12 anos.

 

Material para oficina:

. Computador ou notebook com acesso à internet

. Será acessado site especializado, sem necessidade de instalação de programas