ProEC e PRG recebem comitiva da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba

Comitiva traz intenção de parceria de ações na educação e extensão com a Unicamp

Na tarde desta segunda-feira (16), o Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Coelho e o professor Flávio Luís Schmidt, representando o Pró-reitor de Graduação, professor Ivan Toro, receberam na sala de reuniões da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG), o secretário Municipal de Educação de Piracicaba, Sr. Bruno César Rosa, o secretário de Esportes também de Piracicaba, Sr. Hermes Ferreira Balbino e uma comitiva composta por profissionais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Piracicaba.

O Encontro, que foi intermediado pelo professor Luiz Ariovaldo Fabri Junior, da Faculdade de Tecnologia (FT), Limeira, teve como objetivo estreitar a relação da Secretaria com a Unicamp, por meio de ações de educação e extensão, e firmar parcerias para que trabalhos nesse sentido possam ser realizados futuramente.

De acordo com o professor Coelho a ideia central dessa primeira discussão foi o de analisar e entender quais são as demandas, onde estão os pontos de interação e que tipo de ação poderá se fazer em prol da comunidade, tanto de Piracicaba quanto de Campinas. “Obviamente a Universidade está muito interessada nisso, hoje observamos que a própria Universidade vem mudando numa velocidade muito grande, não só na composição de seu corpo discente, porque as politicas de cotas permitiram que a comunidade negra e parda venham para Universidade, a comunidade indígena, mas também pelo fato de que esses alunos que chegam na Universidade demandam cada vez mais que a Universidade faça ações com sociedade”, disse.

“Esses alunos têm uma força de trabalho, uma força de vontade, fantástica, e temos que aproveitar tudo isso, e esse é um momento muito feliz, essa nossa conversa aqui com vocês, e vamos estreitar nossas relações e é exatamente isso que estamos buscando”, finalizou.

Na sequência o secretário de Educação, Bruno Rosa explanou sobre a recíproca intenção com a Unicamp, inclusive na formação continuada de professores. “A intenção é essa, pensar enquanto educação, propor e ouvir da Universidade quais possibilidades podemos ter, contar com a Unicamp e seus braços como uma força”, disse

Coelho ainda lembrou que no passado a Unicamp por meio da Faculdade Educação teve um grande experiência, quando fez um enorme movimento de formação continuada de docentes da rede estadual de ensino. Podendo assim voltar a conversar com essas pessoas para colaboração nesse sentido.

Na conversa o professor Flavio Schmidt, também reforçou a participação da Unicamp e disse e que a mesma é muito ampla e existe uma quantidade enorme de colaborações. “Aproveitando o gancho do professor Fernando, estamos recebendo um canal de tarefas por meio da curricularização da extensão, estamos buscando atividades de extensão e isso pra nós é um contato direto com a sociedade, então é uma questão de imaginação, e aqui podemos sim fazer algo”, disse.

Ao longo do encontro vários pontos foram abordados, e inclusive a formalização da parceria, de acordo com a assessora de gabinete da Proec, Simone Cristina Ferreira, existem algumas orientações a cerca das normativas sobre como proceder para a realização do convênio de cooperação entre a Prefeitura de Piracicaba e a Unicamp. Tais informações serão levantadas e uma vez com os processos em mãos pode-se já, formatar essa parceria com a Secretaria Municipal.

Na sequência foi passado um vídeo aos presentes, sobre a série Extensionado, onde se trata da Curricularização da Extensão da Unicamp. E um novo encontro para tratativas dessa parceria, entre a Unicamp e a Secretaria Municipal de Piracicaba será agendado.