Programa UniversIDADE abre inscrições para o primeiro semestre

Serão mais de 125 atividades incluindo o Coral do Programa, inglês e dança de salão, entre muitas novidades

Texto: Fernando Barbosa e Gabriela Villen l Fotos: Eli J. Machado e Acervo do Programa UniversIDADE | Edição de imagem: Eli J. Machado

(Matéria atualizada em: 13/02/2023, às 15h45)

O público com mais de 50 anos já pode planejar seu semestre, entre as mais de 125 oficinas que serão oferecidas pelo Programa UniversIDADE, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp. Entre as atividades, estão estrelas tradicionais como o Coral do UniversIDADE e o Clube de Leitura “Harry Potter”, além de treinamento funcional, oficinas de inglês e dança de salão (confira todas as palestras e oficinas oferecidas no semestre).

Oficina - Olhar fotográfico (digital) na melhor idade realizada no 1º semestre de 2015.

As inscrições para os alunos já cadastrados acontecerão nos dias 13, 14 15 de fevereiro (devido a problemas no sistema, as inscrições dos veteranos foram prorrogadas até o dia 15 às 11h). Os novos alunos deverão realizar seu cadastro no dia 15 e as matrículas, nos dias 16 e 17. As inscrições e os novos cadastros devem ser realizados pelo sistema do Programa ou presencialmente na Secretaria do UniversIDADE, no prédio da DGA (Diretoria Geral da Administração) em frente à reitoria.

Para os novos alunos, o cadastro exige uma foto 3x4 com fundo branco em formato digital (modelo de foto para documento), cópias de RG, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação. Para os alunos que pretendem realizar atividades físicas, é necessário também um atestado de recomendação médica de que está apto(a) à prática esportiva. Aos alunos veteranos, por sua vez, recomenda-se a atualização do cadastro antes da realização das inscrições.

De acordo com a coordenadora do Programa, Alice Helena de Danielli, a Leninha, este semestre promete ter um aumento considerável na procura por cursos, tendo em vista o fim da fase crítica da pandemia.

“Passou a fase do medo. As pessoas não precisam mais se sentir sozinhas, podem voltar a vivenciar essas atividades e retomar suas vidas com alegria e esperança”, comemora Leninha.

Leninha acredita que além dos conteúdos ensinados, o Programa propicia doses de fortalecimento afetivo e integração, para a saúde física e mental. “Essa é talvez a principal busca dos alunos. Agora poderão voltar de forma mais tranquila”, afirma a coordenadora.

As inscrições poderão ser realizadas em quatro grandes eixos temáticos: Arte e Cultura, Esporte e Lazer, Saúde Física e Mental, Sócio Cultural e Empreendedorismo, sendo obrigatóra a escolha de pelo menos uma atividade em cada eixo. "O sistema não finaliza a inscrição temático, caso o aluno não faça ao menos uma opção em cada eixo", explica Leninha. Após realizada a escolha nos quatro eixos, os alunos poderão escolher outras seis atividades livremente, totalizando 10 por semestre.

De acordo com Leninha, o sistema operacional do Programa foi aprimorado, para processar novas funcionalidades, desde a matrícula, ao controle de faltas e desempenho nas atividades dos alunos. Segundo ela, esse rigor pretende garantir qualidade das atividades, melhor distribuição e o aproveitamento das vagas pelos alunos.

O Programa

O Programa UniversIDADE foi lançado em 2014, no Seminário de Longevidade. Foram oferecidas inicialmente 59 atividades para 259 alunos. O Programa chega a 2023 com cerca de 3 mil vagas por semestre, em mais de 125 oficinas, além de palestras e seminários. Todas as atividades são oferecidas de forma gratuita e proposta voluntariamente por docentes, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp, ou por profissionais externos de diversas áreas do conhecimento.

"Yoga - Siga seu ciclo" oferecida na Praça da Paz no Dia do Desafio de 2022