Programas Terra e Colmeias de Cursinhos passam a fazer parte da Proec

A apresentação dos programas aos funcionários da Pró-reitoria ocorreu na última segunda-feira (22) no auditório do programa UniversIDADE

Reportagem: Maria Luiza Robles Arias e Gabriela Villen  | Imagens e edição: Luiz Tadeu

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp incorporou a sua estrutura institucional os programas de extensão Terra e Colmeias de Cursinhos Pré-Vestibulares e Pré-Vestibulinhos. Os programas multidisciplinares reúnem ações de extensão em agroecologia e educação, abrangendo projetos atuantes há mais de uma década. A institucionalização pretende fortalecer essas iniciativas já consolidadas, garantindo sua perenidade. Uma apresentação dos programas aos funcionários da Proec, nesta segunda-feira (22), no auditório do programa UniversIDADE, marcou as boas-vindas à Pró-reitoria.

"São programas muito importantes nessa proposta de ter uma extensão e uma cultura que façam essa ponte, que atuem fora da universidade. Eles contribuem para que a Universidade seja cada vez mais democrática”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho.

Confira o vídeo:

De acordo com Vanilde Esquerdo, professora da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e coordenadora do programa, o Programa Terra nasceu a partir das experiências da Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU). Segundo ela, a rede, que surgiu em meados de 2010 e tem ramificações em todo país, tem o intuito de fortalecer a Agroecologia e sua compreensão multidisciplinar. A fim de ampliar as atividades desenvolvidas pela RAU na Unicamp e levá-las para os agricultores locais, surge o Programa Terra. “O objetivo é sair de uma realidade convencional de produção, com todos os impactos que causa no meio ambiente, na saúde das pessoas e na economia, para um sistema de produção de base sustentável, na região de Campinas e Limeira”, explicou Vanilde Esquerdo.

Vanilde Esquerdo, professora da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e coordenadora do programa, durante sua fala na apresentação dos projetos na última segunda-feira (22)

O Programa Colmeias reúne Cursinhos Pré-Vestibulares e Pré-Vestibulinhos em Campinas e Limeira. Segundo Josely Rimoli, professora da  Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e coordenadora do Colmeias, o programa teve início em 2010, com objetivo de oferecer formação preparatória para estudantes das escolas públicas. Desde seu surgimento, mais de 5 mil alunos passaram pelo projeto, registrando mais de 800 aprovações. “O Colmeia tem essa função de incluir o aluno no mundo do estudo e, posteriormente, no mundo do trabalho”, ressalta Josely. Além do ingresso dos alunos no Ensino Superior, o Programa atua no apoio à permanência dos estudantes, oferecendo bolsas aos que quiserem atuar como professores do Colmeia. A coordenadora ressaltou ainda os planos de expansão, com a criação do cursinho pré-vestibular Colmeias do Jardim São Marcos, em Campinas.

Josely Rimoli, professora da  Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e coordenadora do Colmeias, durante sua fala na apresentação dos projetos