Racionais MC’s e estudantes compartilham trajetórias em aula na Unicamp

Conclusão da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro", evento contou com o apoio da Proec

Autor: Liana Coll  |Fotos: Felipe Bezerra |Edição de imagem: Paulo Cavalheri

Aclamados por um público que lotou os três auditórios do Centro de Convenções da Unicamp, os Racionais MC’s foram recebidos na Universidade na noite desta quarta-feira (30). O grupo de rap participou de uma aula aberta, compartilhando sua trajetória na música, no ativismo e no protagonismo pela afirmação positiva da identidade negra. O evento contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp.

“Hoje a gente não pode dizer que o jogo tá ganho, que a favela venceu. Não é isso. Mas a gente tá caminhando, tá em trâmite. Eu tô muito animado com o que tenho visto, com os jovens. Alguns depoimentos aqui, a maneira como falam e se expressam, é realmente brilhante”, disse Mano Brown, reagindo a uma das questões dirigidas ao grupo.

Além de Brown, estiveram no evento KL Jay e Ice Blue. O grupo Racionais MC’s, fundado em 1988, é integrado ainda por Edi Rock. Na Unicamp, os três membros presentes responderam a perguntas de estudantes da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro", ministrada pela professora Jaqueline Santos, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A aula aberta serviu de encerramento para o curso.

Além de Mano Brown, estiveram no evento KL Jay e Ice Blue

O grupo também recebeu uma homenagem dos estudantes, que relataram histórias de vida e a conexão das suas trajetórias com as músicas dos Racionais. Um deles foi Guilherme Santos, estudante de História, que, assim como vários dos demais alunos, deixou emocionados Brown, Ice Blue e KL Jay.

“Se, antes, para as maiorias brancas, isso aqui era casa, para nós, a partir do momento em que a professora coloca vocês aqui dentro, isso também começa a virar casa pra gente. Querendo ou não, faz manter aceso nosso sonho de estudante. Como vocês disseram uma vez, ‘é necessário acreditar que o sonho sempre é possível’.”

Os estudantes Inácio da Silva (Ciências Sociais) e Guilherme Santos (História): homenagem dos estudantes nos relatos de histórias de vida e a conexão com as músicas dos Racionais

Outro depoimento marcante foi de Inácio da Silva, estudante do curso de Ciências Sociais, que declarou: “Meu pai ficou encarcerado por mais de dez anos, quando saiu foi morto. Minha mãe ficou encarcerada por cinco anos, quando saiu do sistema carcerário também foi morta. O Racionais MC’s me educou, para além dos estudos [...], na vida. Porque quando eu tinha ideias cabulosas, eu ouvia Mano Brown dizendo ‘calma, acorda, pensa no futuro’”.

Assista abaixo a reportagem completa sobre a aula aberta com os Racionais MC’s, produzida pela TV Unicamp.

Matéria originalmente publicada no Portal da Unicamp.