— NOTÍCIAS

Semana da Inteligência Artificial traz atividades e reflexões para crianças e jovens

Programação online oferecida pelo Museu Exploratório e Grupo ideIA+ atende público de todas as idades, estudantes e educadores



O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Divulgação e Educação em Lógica e Inteligência Artificial (ideIA+), com apoio do CNPq e MCTIC, traz às crianças e adultos de todas as idades, incluindo educadores de Ensino Fundamental e Médio, a Semana da Inteligência Artificial. A programação, que oferece oficinas, minicurso e conversa com especialistas, acontece de 12 a 17 de abril, em formato online. Confira abaixo.

A inteligência Artificial (IA) é muito mais do que simples algoritmos – ela envolve um alto grau de criatividade, de raciocínios verbais e lógico-matemáticos, e de uma aproximação com a Filosofia não somente por seus aspectos éticos, mas também ligados à filosofia da ciência (incluindo as noções de evidência, verdade e causalidade).

Usada nas publicidades direcionadas que aparecem nas redes sociais até recursos controversos utilizados por alguns países, como o de reconhecimento facial, a IA já deixou de ser algo restrito aos laboratórios das Universidades e precisa chegar mais cedo aos estudantes dos ensinos fundamental e médio.

 

Semana da Inteligencia Artificial - Programação:

1.

(Oficina) Construindo minha primeira linguagem de máquina

Apresentação: Juliana Bueno

Dia: 12/04, segunda-feira, das 17h às 18h

Indicação: 9 a 12 anos

Link de inscrição:  https://forms.gle/bCHNxURxkNjsxDpv6 

 

Descrição

Aprenda os primeiros passos para estabelecer uma comunicação com máquinas, conhecendo a linguagem que está presente na construção de circuitos.

Na oficina usaremos um simulador virtual para a construção de circuitos, disponível no link:

https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/circuit-construction-kit-dc-virtual-lab

 

Atenção

. Acompanhe a oficina por computador ou notebook. Tablet e celular podem apresentar dificuldades.

. Use um crachá de papel e deixe seu nome bem visível, ao participar da oficina.

 

2.

(Oficina) Inteligência Artificial: extraterrestres entre nós?

Apresentação: Walter Carnielli

Dia: 14/04, quarta-feira, das 17h às 18h

Indicação: 7 a 11 anos

Link de inscrição: https://forms.gle/8YUtvQrdmfYmJ9kL8

 

Descrição

Na oficina você vai aprender o que são máquinas inteligentes e robôs. Vamos comparar a Inteligência Artificial com seres extraterrestres, contrastando as ideias intuitivas e as ideias mais avançadas, por meio de desenhos, imagens e trechos de filmes. 

Ao final, você terá uma melhor concepção da amplitude da Inteligência Artificial. Confira.

 

Material

. Folhas de papel

. Lápis para desenhar e colorir

 

Atenção

. Acompanhe a oficina por computador ou notebook. Tablet e celular podem apresentar dificuldades.

. Use um crachá de papel e deixe seu nome bem visível, ao participar da oficina.

 

3.

(Oficina) Ultron estava certo? Sobre carros autônomos e máquinas morais

Apresentação: Rafael Testa

Dia: 15/04, quinta-feira, das 17h às 18h

Indicação: estudantes do ensino médio

Link de inscrição:  https://forms.gle/P7wfaUwxGdsbjgh58

____________________________

Encontro com Educadores

Dia 15/04, quinta-feira, das 16h às 17h

Link de inscrição: https://forms.gle/9HYjzcpeUXQrpGo8A

Saiba mais sobre o trabalho do Museu Exploratório de Ciências e do Grupo IdeIA+, conheça as escolhas pedagógicas que orientam a atividade oferecida e, na sequência, acompanhe a aplicação prática da oficina.

____________________________

Descrição

Nesta oficina veremos o que são dilemas morais da inteligência artificial. Tomando como ponto de partida as motivações do vilão "Ultron" (dos filmes da MCU), entenderemos o papel fundamental da programação de um sistema de IA para seu bom funcionamento. Esta questão será trazida ao mundo real ao apresentarmos uma definição concreta de IA, a partir da qual introduziremos questões contemporâneos relativas a carros autônomos e o conceito de "máquinas morais".

Ao final os participantes terão uma melhor ideia do caráter multidisciplinar da IA, incluindo sua ampla relação com a Filosofia. Para tanto, faremos o uso de trechos de filmes e séries, bem como de alguns itens eletrônicos (para Arduino) normalmente utilizados em aulas de Robótica do EM. Desta forma, buscaremos explorar recursos multimídia e transdisciplinares para lidar com questões contemporâneas, de forma a preparar os alunos para possíveis questões do ENEM.

A oficina será ministrada em dois horários distintos para que os educadores possam, separadamente, participar com questões e sugestões pedagógicas específicas, ajudando-nos assim no desenvolvimento do material para possível futura utilização em sala de aula. Encontro com Educadores-16h 

 

Atenção

. Acompanhe a oficina por computador ou notebook. Tablet e celular podem apresentar dificuldades.

 

4.

(Live) A superinteligência artificial e suas consequências

Participação: Equipe IdeIA+ (pesquisadores da Unicamp e Unesp)

Dia: 16/04, sexta-feira, 18h

Indicação: jovens e adultos

Live aberta, sem necessidade de inscrição

Link da apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=Xt6uMO8gghM

 

Descrição

Converse com especialistas, ao vivo,  traga suas dúvidas e opiniões sobre este instigante tema. 

A Inteligência Artificial inclui ferramentas especializadas como os algoritmos de busca do Google, reconhecimento facial, processamento de linguagem natural ou as máquinas por trás dos carros autônomos, algo que pode parecer positivo. Mas a corrida não para, e os especialistas na área estão trabalhando em busca de inteligência artificial geral, onde os sistemas podem lidar com qualquer tarefa que humanos inteligentes possam realizar e, provavelmente, vencer em todas.

Embora ainda não tenhamos alcançado a superinteligência artificial, ou Super IA, estamos próximos de máquinas que operarão questões legais, políticas, sociais, financeiras, científicas e regulatórias   tão complexas, que os humanos poderão ficar fora do jogo.

Além do futuro com máquinas superinteligentes, a inteligência artificial já representa perigos em sua forma atual. Vamos nessa "live" avaliar alguns dos principais riscos relacionados à IA e à Super IA:

1) Manipulação social: a mídia social, por meio de   algoritmos autônomos, já sabe muito sobre nós. Até quando podem nos manipular, espalhar tudo que quiserem, factoides ou ficção?

2) Invasão de privacidade, classificação social e discriminação: seu crédito, suas chances de arrumar emprego, etc, baseadas nas suas preferências.

3) Descompasso entre nossos objetivos e os da máquina: uma máquina poderia cumprir com bastante eficiência seu objetivo “Leve-me ao aeroporto o mais rápido possível”, o que poderia ter consequências terríveis.

4) Armas autônomas poderão ganhar uma "opinião própria": uma vez implantadas, elas serão difíceis de desmontar ou combater.

 

Uma máquina ultrainteligente poderia projetar máquinas ainda melhores, levando a uma “explosão de inteligência”, e a inteligência humana ficaria para trás. Assim, como adverte Nick Bostrom, filósofo especialista em IA, a primeira máquina superinteligente a ser construída será a última invenção que o homem precisa fazer.  Daí para diante a Super IA decide o futuro da humanidade.

 

5.

RoboClass - Minicurso com certificado

Para professores do Ensino Fundamental e Médio

Ministrante: Mariana Matulovic

Dia 17/04, sábado

Horário: 8h-9h30 / intervalo / 10h-12h

Link de inscrição: https://forms.gle/PVCfVukdFJmFJA699

____________________________

Mariana Matulovic

Professora Assistente Doutora da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Tupã, com a tutela das disciplinas Circuitos Elétricos, Fundamentos de Automação e Instrumentação.

Formada em Lic. em Matemática pela Unesp/ Bauru, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Lógica. Foi professora de 2006 a 2014 da Rede Estadual Paulista para o Ensino Fundamental e Médio na componente curricular de Matemática. Trabalhou na Diretoria de Ensino de Bauru com capacitações para professores de Matemática da rede pública.

Sua produção científica centra-se em artigos com ênfase nas seguintes áreas: lógica; aplicação de computação inteligente no contexto educacional.

Atualmente integra o Núcleo de Ensino da Unesp de Tupã, cujo foco está na capacitação de professores da rede municipal e estadual com temas envolvendo a robótica educacional de baixo custo.

____________________________

Descrição

O RoboClass é um minicurso para os professores do Ensino Fundamental e Médio, cujo objetivo centra-se em difundir, fomentar e estimular o uso de ferramentas tecnológicas e de computação inteligente no contexto das salas de aula.

Nesta primeira edição trabalharemos com um robô muito conhecido, o robô autônomo ou robô carrinho, amplamente difundido nas mídias sociais e presente no kit distribuído para escolas públicas do Estado de São Paulo.

O minicurso é constituído pelos seguintes temas: transposição da linguagem natural para a linguagem para as máquinas (uso de simuladores para a construção de circuitos elétricos e para programação com Arduino); análise de alguns componentes inteligentes que compõem o robô carrinho, como por exemplo, o servo motor.

O minicurso terá a duração de 4 horas, divididas em dois períodos (teórico e prático), incluindo intervalo de 30 minutos.  A certificação ocorrerá posteriormente, mediante cumprimento da jornada.

 

Atenção

. Acompanhe a oficina por computador ou notebook. Tablet e celular podem apresentar dificuldades.

 

____________________________

 

Confira as novidades da programação semanal pelas páginas do Museu Exploratório.

Instagram: https://www.instagram.com/mcunicamp

Facebook: https://www.facebook.com/mcunicamp

YouTube: https://www.youtube.com/mcunicamp

Website: https://www.mc.unicamp.br

 

Sobre o ideIA+

Website: http://www.mov8.com.br/ideia_mais

Instagram: https://www.instagram.com/ideia_mais/

Facebook: https://www.facebook.com/projeto.ideiamais/