— NOTÍCIAS

Simulação virtual cria vida em aquário, planetas e zumbis em oficinas para crianças e jovens

Equilíbrio ambiental, física, astronomia e ciências médicas são temas de atividades do Museu Exploratório



O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp promove três atividades que utilizam recursos de plataformas virtuais online para o desenvolvimento criativo de conceitos científicos. Os temas estão relacionados a equilíbrio ambiental, física, astronomia e ciências médicas, abordados por meio de experiências interativas, jogos e desafios.

As oficinas gratuitas, direcionadas a crianças e jovens, acontecem nos dias 12, 13 e 14 de maio, com necessidade de inscrição prévia. Reserve sua vaga acessando os links abaixo. Participe!

 

1.

(Oficina) Construindo seu aquário virtual 

Dia: 12/05, quarta-feira, 10h

Apresentação: Debora Alves e Yanna Ognibine

Indicação: 7 a 12 anos

Inscrição: https://forms.gle/WrZBJedxfwSRzF7L7

 

Construa um aquário virtual usando um programa de simulação e mergulhe nos conceitos de cadeia alimentar, ecossistema e equilíbrio da vida.

Simule um interessante micromundo subaquático escolhendo os mais variados tipos de habitantes, como plantas, peixes, herbívoros, carnívoros, e seres marinhos diversos. 

O seu aquário ficará bonito, mas será preciso encarar o desafio de equilibrar a vida no ecossistema que você criou, trabalhando com ajustes na relação entre os diferentes elementos. Embarque nessa aventura de ciência e diversão!

 

Atenção

. Acompanhe a atividade por computador ou notebook, com navegador atualizado. Tablet ou celular podem apresentar dificuldades.

 

2.

(Oficina) Zombie venom

Dia: 13/05, quinta-feira, 17h

Apresentação: Igor Veiga, Stephany Arruda e Davi de Assis

Indicação: 7 a 13 anos

Inscrição: https://forms.gle/G2awsHXZj7A6pUA58

 

Conheça as formas como médicos e cientistas estudam, utilizam ferramentas e métodos para explorar o mundo.

Participe de um jogo de enigmas, deduções e aprendizados, interpretando o papel de um médico de zumbis, que realiza diagnósticos por meio de análises de sintomas e sinais característicos. Será que você consegue acertar o resultado, de primeira? 

 

Atenção

Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado. Tablet ou celular podem apresentar dificuldades.

 

3.

(Oficina) Criando seu próprio miniuniverso

Dia: 14/05, sexta-feira, 10h

Apresentação: Pablo Luan de Souza e Pedro Henrique Simenton

Indicação: a partir de 10 anos

Inscrição: https://forms.gle/1tTHM5NHQR34Sj7F8

 

Crie o seu próprio miniuniverso, um pequeno sistema com estrelas, planetas e satélites.  Conheça conceitos da gravidade e entenda como ela atua na formação dos corpos celestes, definindo órbitas e relações entre os elementos.

Por que os planetas giram em torno das estrelas e os satélites giram em torno dos planetas? Na oficina, desvendaremos alguns mistérios do espaço sideral utilizando conceitos de física e configurando um simulador virtual. Vamos juntos nessa viagem! 

 

Atenção

. Acompanhe a oficina por computador ou notebook, com navegador atualizado. Tablet ou celular podem apresentar dificuldades.

 

Confira as novidades da programação semanal pelas páginas do Museu Exploratório de Ciências.

Instagram: https://www.instagram.com/mcunicamp

Facebook: https://www.facebook.com/mcunicamp

YouTube: https://www.youtube.com/mcunicamp

Website: https://www.mc.unicamp.br