WORKSHOP – PROGRAMA DE EXTENSÃO NA ÁREA DA SAÚDE

1º encontro abre programação para outras áreas do conhecimento

No último dia 8 de abril, (sexta-feira), a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), sob a coordenação dos professores José Luiz da Costa, Rodolfo Pacagnella e Marco Aurélio Cremasco, apresentou a oficina “PROGRAMA DE EXTENSÃO NA ÁREA DA SAÚDE”, ​​com o objetivo de mapear as comunidades no entorno dos campi da Universidade, e a partir do levantamento de necessidades, olhar para os parceiros internos e assim poder construir um programa institucional de ação junto as populações vulneráveis.

O evento foi realizado no anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e participaram como convidados algumas Ongs, líderes comunitários, coordenadores de extensão de todas as unidades da Unicamp, autoridades da reitoria e prefeitura do campus, e também pessoas em geral que trabalham com tais populações.

A intenção foi despertar para uma primeira aproximação e verificação das potencialidades de ações que possam ser feitas - e o objetivo é criar um programa da área da saúde, mas com a potência de ser transdisciplinar (igual às reais necessidades das comunidades – transdisciplinar).

Na abertura do workshop, o pró-reitor de Extensão Fernando Coelho, agradeceu a presença de todos e pontuou em sua fala a questão da interação da Universidade com a comunidade, onde a Universidade não é dona da verdade mas existe uma interação, uma conversa onde se aprende com essa comunidade, "Essa troca de conhecimento, faz com que aumente o nosso conhecimento", afirmou o pró-reitor.

Pró-reitor de Extensão Fernando Coelho

" Se nós temos a participação dos nossos docentes e alunos obviamente estamos também cooperando para a formação desse aluno, para que ele seja mais humanista, eu quero formar um médico que entenda as dificuldades das comunidades brasileiras e que ele possa interagir com essa comunidade e buscar resultados", explicou Coelho.

O pró-reitor deixa claro que dentro dessa perspectiva a ideia da formação do aluno nas diversas áreas, é para que com essas atividades eles tenham conhecimentos técnicos e acima de tudo sejam cidadãos, essa é a grande meta da extensão universitária.

Na sequência foi exibido um vídeo, compilado, de algumas ações de extensão da Unicamp, contemplando justamente o trabalho feito com a população vulnerável na região de Campinas.

As atividades do evento foram pautadas por algumas falas de lideres comunitários e por pessoas que vivenciam o dia a dia das comunidades, logo após todos se reuniram em grupos para discutirem ações e apontarem certas dificuldades encontradas.

De acordo com os organizadores do workshop esse primeiro trabalho na saúde trará resultados para que possam ser feitos novos encontros nas diversas áreas do conhecimento como humanidades, engenharias e ciências exatas.

Assista algumas ações de extensão já realizadas: