Congressos de Extensão e Cultura tem ampla programação artística aberta e gratuita

Espetáculos de música, cinema e exposições acontecem de 26 a 30 de junho

Texto: Laurie de Oliveira e Gabriela Villen  |  Imagens: José Irani e divulgação

Além da intensa programação científica, os congressos promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), na próxima semana (26 a 30 de junho), prometem agitar culturalmente a Universidade. A programação inclui muita música, cinema e artes plásticas. Todas as atividades são gratuitas e abertas. "Tentamos ao máximo agregar as programações artísticas que já estavam agendadas para acontecer durante essa semana à programação do Congresso. Isso demonstra a qualidade da produção da universidade, e também o fervor cultural da Unicamp. Toda semana temos uma profusão de ações culturais sendo realizadas, e que muitas vezes carecem de uma maior visibilidade. É natural que na correria de nossas atividades não fiquemos sabendo de todas as atrações, mas durante essa semana estamos aproveitando para potencializar e articular essas ações", afirmou Fábio Cerqueira, que faz parte da Diretoria de Cultura (DCult) da Proec e é responsável pela programação cultural dos congressos.

Para Fábio Cerqueira, a programação cultural dos congressos evidencia a qualidade da produção da universidade

Entre segunda (26) e terça-feira (27), a Unicamp receberá o Congresso de Extensão e Cultura "Juntas pensando o futuro", realizado em conjunto com USP e Unesp. Na sequencia, terá início, na terça-feira (27) a noite, o VI Congresso de Extensão da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), evento internacional que congregará as universidades latino-americanas para debater extensão, cultura e comunicação univeritárias.

Música

A abertura do primeiro Congresso, ​​segunda-feira (26), às 19 horas, contará com a Banda Sinfônica da Unicamp, com apresentação no Teatro de Arena, no Ciclo Básico. A Banda Sinfônica da Unicamp foi criada em 2022 com o principal objetivo de fomentar a prática coletiva para os alunos de sopro e percussão da Escola Livre de Música (ELM) da Unicamp. Além disso, trazer novamente essa estrutura musical ao quadro de grupos permanentes da Unicamp, fazendo valer a tradição da Universidade  na formação musical para instrumentos de sopro e percussão. O epetáculo é parte da Semana da Escola Livre de Música da Unicamp, que teve sua programação incorporada aos Congressos.  A Escola Livre de Música é uma escola de aplicação, iniciativa do Centro de Integração, Documentação  e Difusão  Cultural da Unicamp (CIDDIC), onde além de oferecidos os cursos práticos e teóricos, são mantidos grupos estáveis que realizam concertos no campus, apresentando à comunidade o resultado de seus trabalhos.

Na quarta-feira (28), também às 19 horas, no Teatro de Arena, será a vez da Big Band da ELM. A Big Band  funciona como um dos cursos oferecidos pela ELM, com a oportunidade de um ambiente de prática musical orientada. O curso é oferecido abertamente para docentes, servidores, alunos e à comunidade externa de Campinas e Região. O objetivo é reunir instrumentistas de diversos níveis, instrumentos e idades para  fazer música explorando suas potencialidades em uma prática inclusiva.

Na quinta-feira (29), às 19 horas, dois expetáculos simultâneos dividirão o coração do público. Enquanto o Teatro de Arena receberá a Orquestra de Saxofones da ELM. O ​​Centro de  Convenções da Unicamp abrirá suas portas para o show "Outras Bossas", trazendo Jac Falquete e o grupo Retrato Brasileiro.

Cinema

O documentário brasileiro dirigido por Laura Faerman e Marina Weis, "Tempo na Fronteira", será exibido na Casa do Lago, na quarta-feira (28), às 19 horas. O filme se passa na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, onde está localizado o coração do agronegócio brasileiro. A equipe mostra os impactos do crescimento do poder político ruralista e suas relações com o governo do ex-presidente Bolsonaro. O documentário também mostra a luta feminina indígena pela resistência contra a perda dos direitos constitucionais da comunidade, contra as práticas do agronegócio prejudiciais à fauna e flora brasileiras e à favor da sustentabilidade e preservação ambiental. Produzido por Julio Matos, Luís Ludmer e Rodrigo Díaz Díaz.

Exposições

Durante os dois Congressos, o Espaço de Arte do Centro de Convenções receberá a exposição de pinturas "Olho da Rua", de Luísa Schilling. A artista visual, formada pela Unicamp, transita entre as diversas linguagens artísticas mas se aprofunda no campo da pintura através de sua série intitulada Olho da Rua. A série parte da observação de padrões e particularidades visuais da paisagem urbana e periférica brasileira, buscando extrair elementos sutis e simbólicos dela. Através das representações, a artista busca provocar a sensação de familiaridade aos espectadores que ocupam e estabelecem diversas conexões com o espaço comum da cidade, construindo uma rede imaginária coletiva de memórias afetivas de uma certa ‘’estética brasileira’’.